Institucional

Câmara e Instituto Histórico planejam seminário sobre Sandra Pesavento

O evento divulgará o legado e o acervo deixados pela historiadora, professora e escritora falecida em 2009

Visita do Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Na foto: Nadia Maria Weber dos Santos, Jorge Barcellos e Miguel Espirito Santo.
Miguel Espírito Santo, Jorge Barcellos e Nádia Weber Santos reuniram-se na sede do Instituto (Foto: Divulgação)
O Memorial da Câmara Municipal e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) planejam realizar, em março de 2018, o seminário Sandra Pesavento e a História de Porto Alegre. A ideia do evento, a ser incluído na programação de aniversário da Capital, faz parte de um esforço conjunto para divulgar o acervo e o legado da historiadora, professora da Ufrgs e escritora falecida em 2009, hoje sob a guarda do Instituto. As duas instituições iniciaram as tratativas em uma reunião na semana passada na sede do IHGRGS.

Conforme o Memorial, o seminário, a ser realizado na Câmara, contará com palestras sobre a visão de Porto Alegre na obra de Sandra Jatahy Pesavento. Também haverá projeção de filmes que tratam de sua biografia. Além disso, duas exposições do Memorial serão reapresentadas: Sandra Pesavento, 40 anos de Pesquisa, que destaca o legado da professora, e Porto Alegre, Cidade Maldita, sobre espaços mal-falados da Capital no século XIX, baseada em estudos de Sandra.

Participaram da primeira reunião, no último dia 5, o presidente do IHGRGS, Miguel Espírito Santo; a curadora do acervo de Sandra, Nadia Maria Weber Santos; e Jorge Barcellos, pesquisador do Memorial. Ele destacou a importância da parceria: “O Memorial da Câmara tem foco em história política e história de Porto Alegre, e o acervo de Sandra Jatahy Pesavento é rico em documentos originais da história da cidade que jamais vieram a público. É importante agora divulgá-los”.

O acervo de Sandra deixado para o IHGRGS é formado por cerca de 5 mil obras da biblioteca da historiadora, além de 141 livros e artigos publicados por ela, em formato digital. Também há muitos documentos como planejamentos de aulas, projetos de pesquisa, estudos e resumos de autores e textos, originais manuscritos e transcrição de fontes primárias (como o fichamento de jornais do século XIX e do início do XX do Rio Grande do Sul).

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)