Pauta

Câmara e Instituto Histórico promovem seminário sobre Sandra Pesavento

Atividade, nesta sexta-feira, integra comemorações do aniversário de Porto Alegre

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal
Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), realizará o Seminário Sandra Pesavento e a História de Porto Alegre nesta sexta-feira (23/3), das 14 às 18 horas. O evento é em alusão à passagem da semana do aniversário de Porto Alegre e foi proposto pelo Memorial CMPA e será realizado pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli. Ele ocorrerá no Auditório Ana Terra (2° piso) da Câmara Municipal e é aberto ao público.

De acordo com a Escola do Legislativo, o seminário divulgará o legado e o acervo da historiadora, professora e escritora gaúcha, falecida em 2009. Para isso, serão oferecidas palestras sobre a obra de Sandra em relação ao município e filmes que tratam de sua biografia. Serão reapresentadas, também, duas exposições do Memorial: Sandra Pesavento, 40 anos de Pesquisa, que dá destaque ao legado da professora; e Porto Alegre, Cidade Maldita, que traz a temática de lugares mal-falados na Porto Alegre do século XIX, de acordo com estudos de Sandra.

Calcula-se que cinco mil obras da biblioteca de Sandra Jatahy Pasavento e 141 livros e artigos de sua autoria, em formato digital, fazem parte do acervo do IHGRHS. Além disso, estão em posse do Instituto documentos como planejamentos de aulas, projetos de pesquisa, estudos e resumos de autores e textos, originais manuscritos e transcrições de fontes primárias.

A Câmara Municipal da capital tem sua sede no Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)