Sessão Solene

Câmara entrega título de Cidadão a Luiz Carlos Alves Chaves

O homenageado é consultor em dependência química há 28 anos

  • Sessão Solene em homenagem a Luiz Carlos Alves Chaves. Na foto, vereador Elizandro Sabino entrega o título ao homenageado e sua esposa
    Chaves recebeu a distinção proposta pelo vereador Elizandro Sabino (2º da dir. para a esq.) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem a Luiz Carlos Alves Chaves. Na foto, o homenageado
    Chaves defendeu a regulamentação da profissão de consultor em dependência química (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (9/8), em Sessão Solene presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), o título de Cidadão da Capital a Luiz Carlos Alves Chaves. O proponente da homenagem, realizada no Teatro Glênio Peres, vereador Elizandro Sabino (PTB), ressaltou as qualidades de Chaves e os seus anos de trabalho para ajudar dependentes químicos. "É com muita alegria e com muita honra que sou o proponente desta merecida homenagem.Temos que destacar que um dos eixos da nossa atuação aqui na Câmara é a saúde mental e o bem estar das pessoas", disse. Sabino ainda defendeu a importância da profissão de consultor em dependência química. "É fundamental a existência de profissionais qualificados para tratar dos dependentes químicos. São pessoas que se dedicam para ajudar outras pessoas", reforçou o vereador.

Chaves agradeceu a homenagem e salientou a importância da profissão ser regulamentada e virar lei. "Estou muito emocionado com essa homenagem. Não acredito que isso esteja acontecendo. Muito obrigado a todos! Agradeço especialmente a Clínica Pinel pela oportunidade de ter começado a trabalhar nesta área incrível. Precisamos regulamentar a nossa profissão para que os profissionais não sejam mais explorados por clinicas e hospitais, em todo o nosso Estado e por todo o nosso país." Segundo Chaves, "a profissão de consultor em dependência química é uma atividade multidisciplinar, realizada em conjunto com médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde, visando ajudar as pessoas que buscam reabilitação".

O homenageado

Luiz Carlos Alves Chaves, natural de Cruz Alta (RS), é consultor em dependência química há 28 anos. Em meados de 1980, devido a uma experiência pessoal, mudou o rumo de sua trajetória profissional, deixando o serviço público e passando a dedicar-se ao trabalho com a dependência química. Desde então, vem lutando, para que a atividade de consultor nessa área seja reconhecida e regulamentada no Brasil.

Chaves é presidente da Associação Gaúcha de Consultores em Dependência Química e coordenador técnico de cursos de formação e capacitação na área de consultoria em dependência química no Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, em que também executa um trabalho de prevenção à recaída, destinado a dependentes que estão em recuperação.

Por mais de 20 anos, exerceu atividades na Associação Encarnacion Blaya – Clínica Pinel –, em Porto Alegre, na unidade de tratamento para dependentes de múltiplas substâncias. Atualmente, presta supervisão e orientação às equipes de tratamento das unidades destinadas aos dependentes químicos, na Clínica São José, em Porto Alegre. Ainda promove palestras de orientação e esclarecimentos a comunidades, empresas e instituições públicas e privadas sobre os danos causados pelas substâncias psicoativas.

Texto: Jonathan Colla (reg. prof. 18352)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)