Plenário

Câmara expressa apoio à Companhia Municipal de Dança

A entidade pediu que o Legislativo aprove projeto do Executivo e emenda de vereadora

  • Apresentação do trabalho desenvolvido pela Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre.Na foto:  Airton Tomazzoni, Diretor da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre.
    Bailarinos fizeram uma performance no Plenário (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Apresentação do trabalho desenvolvido pela Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre.Na foto:  Airton Tomazzoni, Diretor da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre.
    Airton Tomazzoni destacou o importante papel social da companhia (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

O período de Comunicações Temáticas da Câmara Municipal tratou, na tarde desta quarta-feira (30/11), da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Com a presença de bailarinos, o presidente da entidade, Airton Tomazzoni, apresentou o trabalho realizado e recebeu apoio dos vereadores nas propostas em favor da companhia.

“Sempre nos disseram que o futuro dos bailarinos em Porto Alegre era o Aeroporto Salgado Filho”, iniciou Tomazzoni, referindo-se à falta de oportunidades a esses profissionais na Capital. Segundo ele, a Companhia de Dança representa um projeto piloto para a mudança desse cenário. “Surgida em 2014, essa curta história já mostrou um resultado animador: cinco espetáculos produzidos, com mais de 20 mil espectadores atendidos e democratizando o acesso à cultura”, ressaltou.

O presidente da companhia também exaltou a implementação de cinco escolas preparatórias. “Elas atendem 512 crianças e jovens, que têm a oportunidade de frequentar aulas de dança gratuitamente no turno inverso ao escolar. Assim, elas desenvolvem seu potencial e não ficam à mercê da violência urbana”, destacou.

Por fim, Tomazzoni destacou as iniciativas favoráveis à Companhia que tramitam no Legislativo Municipal: o Projeto de Lei do Executivo que oficializa a sua criação e a emenda da vereadora Sofia Cavedon (PT) à Lei Orçamentária de 2017, que garante recursos para a entidade. “Com a aprovação de ambas, passaremos a ter, em vez de uma política de governo, uma política de Estado, que terá continuidade como uma iniciativa pública eficiente”, declarou.

Vereadores

Diversos vereadores manifestaram apoio à companhia:

- Adeli Sell (PT) destacou que Porto Alegre já é encantadora em algumas atividades culturais, mas que o processo deve avançar. “Precisamos de mais arte, mais encantamento e mais vida. É hora de ‘sair do casulo’ e tomar praças e parques”, afirmou.
- Márcio Bins Ely (PDT) disse que todas as iniciativas que valorizam o trabalho da Companhia devem ser respaldadas. “Nos solidarizamos com a iniciativa e somos parceiros da música, da dança e da inclusão”, salientou.
- Sofia Cavedon (PT) se disse feliz pela carinhosa recepção da iniciativa em todas as bancadas e exaltou o papel dos professores de dança. “Ao realizar o trabalho pedagógico, esses profissionais de alta qualidade proporcionam aos alunos desabrochar seu talento”, sublinhou.
- Fernanda Melchionna (PSOL) cumprimentou a Companhia Municipal de Dança pelo trabalho realizado. “Manter projetos assim e garanti-los como política de Estado é fundamental para que tenhamos mais bailarinos e bailarinas, e que eles sejam valorizados”, disse.
- Jussara Cony (PCdoB) falou sobre sua relação pessoal com a dança e também garantiu apoio à entidade. “A cultura humaniza e aproxima as pessoas, e isso deve chegar aos filhos do povo”, expôs.
- Delegado Cleiton (PDT) parabenizou a instituição “em nome da arte, da cultura e do lazer”.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)