Sessão Solene

Câmara faz homenagem pelos 100 anos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

  • Sessão Solene em homenagem aos 100 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Na foto: Vereador João Bosco Vaz, Coordenador do conselho da paróquia nossa Senhora Auxiliadora, Marco Aurélio Bernardi, proponente da homenagem, vereador João Carlos Nedel, pároco Marcio Antônio Andrade da Silva e a vice-coordenadora da paróquia, Patrícia Miranda.
    Vereador João Carlos Nedel (c) foi o proponente da homenagem (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem aos 100 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora
    Cerimônia contou com a presença dos paroquianos da Igreja Auxiliadora (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (4/10), no Plenário Ana Terra, a Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da fundação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A homenagem, proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP) e presidida pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), buscou apresentar e evidenciar a história de serviços que a paróquia, como instituição, prestou à comunidade.              

Segundo o proponente da cerimônia, é através da paróquia que a igreja se torna presente na vida das pessoas. De acordo com Nedel, “hoje são mais de seis mil paróquias, no Brasil inteiro, que têm sido, ao longo dos mais de cinco séculos de sua história, a principal escola da vida cristã”. Para o parlamentar, a Igreja Auxiliadora se destaca na Arquidiocese de Porto Alegre. “A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora destaca-se por ser uma referência na Arquidiocese de Porto Alegre e por manter, há três anos, as portas da Igreja Auxiliadora abertas durante o dia, um grande desafio numa situação de violência e com a sensação de insegurança em que vivemos”, ressalta Nedel. 

Representando a paróquia, o pároco Marcio Antônio Andrade da Silva apresentou a Igreja Auxiliadora e falou sobre ser referência não só para os moradores dos arredores da paróquia. “Nós dizemos que os paroquianos são efetivos e afetivos e muitas vezes atravessam a cidade para visitá-la”. Segundo o padre Márcio, a paróquia “deve ser sinal e anunciadora da unidade em Cristo”.

A igreja, que atualmente está localizada na Rua 24 de Outubro, 1751, no Bairro Auxiliadora, teve como seu primeiro pároco o monsenhor Leopoldo Neis. Já o monsenhor Leopoldo Hoff foi o segundo pároco da Auxiliadora e idealizador da atual igreja, que foi inaugurada em 1961. Por mais de 50 anos, monsenhor Máximo Benvegnu esteve liderando a paróquia.  Atualmente, a instituição está empenhada na implantação do novo plano da arquidiocese de Iniciação à Vida Cristã (Catequese) e no trabalho com adolescentes, baseado em ações com movimentos da juventude católica. A Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora também é conhecida pelo seu trabalho com as pessoas em situação de rua. Durante 18 anos, realizou um almoço semanal chamado Sopão.

Padre Márcio também falou sobre a caridade cristã e o seu objetivo de também “ensinar as pessoas” e não apenas ajudá-las. A Paróquia Auxiliadora realizará diversas comemorações durante o mês de outubro, concluindo o centenário com a Missa em Ação de Graças pelo Centenário, na sede da igreja, sendo ministrada pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Também estavam presentes na homenagem o coordenador do Conselho da Paróquia Nossa Senhora da Auxiliadora, Marco Aurélio Bernardi, sua vice-coordenadora, Patrícia Miranda, e demais paroquianos.

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof. 18405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)