Pauta

Câmara homenageará o Comando de Policiamento da Capital

Vereadora Comandante Nádia
Vereadora Comandante Nádia (PMDB), proponente. (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizará, nesta terça-feira (24/10), às 17 horas, no Plenário Ana Terra, sessão solene para entregar a Comenda Porto do Sol ao Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Brigada Militar. A homenagem é de iniciativa da vereadora Comandante Nádia (PMDB) e, segundo ela, tem como objetivo "enaltecer os valores do CPC, como a hierarquia, a disciplina, a ética, a coragem, a resistência, a responsabilidade e o aprimoramento técnico-profissional que garantem à sociedade, profissionais qualificados e comprometidos, objetivando o fortalecimento na sociedade do conceito de corresponsabilidade na construção, no fomento e na execução de medidas preventivas".

O CPC foi criado em 13 de agosto de 1974, sendo a sua instalação em 16 de setembro do mesmo ano, com a missão, à época, de responsabilidade pelo planejamento, pela supervisão e pela execução das missões constitucionais da BM na área metropolitana de Porto Alegre, de acordo com as diretrizes e as ordens do Comando Geral da Corporação.

Seu primeiro comandante foi o coronel João Aldo Danesi, sendo a primeira instalação física na Rua dos Andradas, 522, Bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. À época, contava com as seguintes Unidades Operacionais subordinadas: Centro de Operações Policiais Militares (Copom), 1º BPM, 3º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 4º RPMon e Cia. de Polícia de Choque – atual Batalhão de Operações Operacionais (BOE) –, atuando não só na Capital, mas em toda a Região Metropolitana.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)