Presidência

Câmara homenageia 112 anos do Grêmio Náutico União

Na solenidade, Nagelstein anunciou a realização de sessão especial no Catamarã e Cisne Branco no dia 12

Presidente Valter Nagelstien participa do Ato Solene em Homenagem aos 112 Anos Grêmio Náutico União proposto pelo vereador João Bosco Vaz. Na foto, o presidente do Grêmio Náutico União, José Naja Neme da Silva, o vereador João Bosco Vaz, o presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein.
Valter Nagelstein (d), José Naja Neme da Silva e João Bosco Vaz (e) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), anunciou, na noite desta terça-feira (3/4), que, no próximo dia 12, o Legislativo realizará sessão diferenciada, para a valorizar o turismo náutico e o papel do Guaíba e das ilhas para a cidade. A informação fez parte da manifestação do vereador durante a condução dos trabalhos do Ato Solene que homenageou a passagem dos 112 anos do Grêmio Náutico União. A atividade foi proposta pelo vereador João Bosco Vaz (PDT). 

Na presença do presidente do GNU, José Naja Neme da Silva, e do presidente do conselho superior do clube, Sérgio Alexandre Chedas Bechelli, Nagelstein, que é associado e integra o conselho do União, destacou o importante papel da entidade para a história de Porto Alegre. Informou também que, na sessão especial do dia 12, haverá uma atividade na Ilha do Pavão, na sede do União, onde os vereadores, após um trajeto pelo Guaíba no Catamarã, serão recebidos para um almoço dos cozinheiros, para depois seguir o roteiro pelas ilhas em outra embarcação turística, o Cisne Branco.

Proponente da homenagem ao União, João Bosco Vaz ressaltou a qualificada gestão da atual administração e, também, das que a antecederam, desde a criação do clube, em 1º de abril de 1906. O vereador disse que trabalha, juntamente com os demais colegas da Câmara para garantir o entendimento com a Prefeitura sobre a questão do IPTU, que deve retornar ao debate em breve. Afirmou ainda que o investimento no esporte, que lançou grandes atletas em níveis regional e nacional, faz o diferencial do União, “que compreendeu o papel do esporte na manutenção de associados, sem, é claro, deixar de lado a realização das atividades sociais e culturais”.

Em nome do União, seu presidente agradeceu a honraria e a placa comemorativa à data recebida. José Naja Neme da Silva disse que o União cumpre o seu papel, não apenas para os seus mais de 60 mil associados - “número que supera muitas cidades de médio porte do interior gaúcho” -, mas também para o conjunto das sociedades porto-alegrense e do Estado. Lembrou que o clube desbravou a urbanização da Orla do Guaíba, com a sua primeira sede, repetindo o feito em bairros com Petrópolis e Moinhos de Vento, com as sedes das ruas João Obino e Quintino Bocaiuva. Ele ainda ressaltou a incorporação recente do Petrópole Tênis Clube, que passou a ser a quarta sede, juntamente com a mantida na Ilha do Pavão.

Participaram da sessão o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da Frente Parlamentar do Turismo, associados e dirigentes do GNU.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)