Plenário

Câmara homenageia Dia do Acemista

Período de Comunicações em homenagem à Associação Cristã de Moços – ACM, em comemoração aos vinte anos da data destinada ao Dia do Acemista.
Pujol entregou diploma a Bernardete, da ACM (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na sessão ordinária da tarde desta quinta-feira (7/6), por solicitação do vereador Reginaldo Pujol (DEM), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao Dia do Acemista, que é celebrado internacionalmente em 6 de junho.

De acordo com Pujol, a justificativa pela homenagem reside no histórico de ações da entidade. “Há 20 anos atrás, em celebração ao Dia do Acemista, afirmei que a ACM é uma instituição assistencial e filantrópica, sem fins lucrativos. Hoje posso reafirmar. Uma das ferramentas de desenvolvimento social promovidas pela entidade é o incentivo da prática esportiva, contribuindo muito para o amparo social. Que bom que ela existe e se preocupa em promover o esporte, a integração social, o pensar, o crescimento e o desenvolvimento”, disse.

A segunda vice-presidente da ACM, Bernardete Maria Franco Cunha, agradecendo a homenagem, lembrou do histórico e da atuação da entidade, principalmente no Estado e no município. Citou que são realizados projetos que contribuem para o cuidado de crianças e adolescentes, auxiliando a educação com atividades extra-classe. Além disso, destacou o projeto Esporte Clube Cidadão, que iniciou-se com a parceria da Prefeitura e hoje atende aproximadamente 600 jovens em diversos locais da cidade. “A ACM se preocupa com sua missão. Um dos nossos símbolos é o triângulo que represente a alma, o corpo e a mente. Se não atuarmos nestes campos, não teremos plena cidadania”, finalizou.

O vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) lembrou que ontem, na cerimônia comemorativa, sentiu-se homenageado ao relembrar momentos e pessoas de sua juventude. “Sou exemplo vivo desta magia que é fundar pessoas. Dentro do caratê, tive uma oportunidade de vida. Fui três vezes ao Japão para competir, representando o Brasil e a ACM. Lá, pude vivenciar experiências que construíram minha trajetória. Essa formação tem reflexos na nossa vida adulta. Temos que ajudar experiências como essa, que modificam a vida de centenas de crianças”, afirmou.

A Associação Cristã de Moços

Caracteriza-se por ser uma instituição ecumênica, filantrópica, de assistência social e de atividades educacionais, sem fins lucrativos, que congrega pessoas sem distinção de etnia, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza. Conta atualmente com 11.220 sedes e está presente em 119 países. Ao todo, é composta por mais de 58 milhões de membros, mais de 96 mil colaboradores e aproximadamente 725 mil voluntários.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)