Sessão Solene

Câmara homenageia o Dia do Professor de Educação Física

Eduardo Merino, presidente do CREF/RS  Foto: Lívia Stumpf
Eduardo Merino, presidente do CREF/RS Foto: Lívia Stumpf

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta terça-feira (31/8), sessão solene para homenagear o Dia do Professor de Educação Física. A proposição é do vereador João Bosco Vaz (PDT). Conforme o vereador, a data é comemorada anualmente em 1º de setembro, desde a regulamentação da profissão, através da Lei Federal nº 9.969/98. A data é comemorativa a São Cosme e Damião, pois nesse dia os professores de Educação Física organizavam brincadeiras para divertir as crianças, entregando-lhes várias guloseimas e doces.

As atividades esportivas, afirmou Bosco, fazem bem para o homem, pois por meio delas é possível obter equilíbrio físico e emocional. Além disso, são formas de envolver jovens e crianças, afastando-os das drogas e da promiscuidade. Para se praticar esportes, lembrou, é necessário que um profissional da área da Educação Física faça uma orientação e avaliação, de acordo com as capacidades de cada um, dos limites que o corpo de cada pessoa pode suportar e vencer.

O campo de trabalho dos profissionais de Educação Física cresceu bastante nos últimos anos, deixaram de ser apenas professores de escolas ou academias, estendendo seu campo de atuação. Hoje trabalham como personal trainers, desenvolvem programas de emagrecimento para crianças e adultos, organizam trabalhos de acréscimo muscular, que são muito valorizados em razão da população cultuar o aspecto físico, estar mais vaidosa, buscando um  corpo belo, cheio de formas e músculos aparentes.

Os professores de Educação Física são responsáveis por observar um aluno durante a prática de exercícios físicos, os orientam a fazer alongamentos para aquecer a musculatura e evitar que se machuquem, corrige a postura durante a realização dos exercícios, confere os batimentos cardíacos dos atletas, verifica a respiração e o cansaço dos mesmos, não permitindo que ultrapassem seus limites.

Por todos esses motivos, afirmou Bosco, “esses professores não são simplesmente professores, mas profissionais tentando resgatar aquilo que de melhor já teve a sociedade e hoje está perdido, a educação”. A frase “educar através do esporte” deve ser o lema dos profissionais da Educação Física, afirmou Bosco.

O secretário da Smam,  Professor Garcia, lembrou que Porto Alegre foi a primeira cidade do Brasil a propor uma lei para a criação do Dia do Professor de Educação  Física. Disse também que o curso de Educação Física está entre as mais procuradas, o que é uma satisfação.

O o presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF/RS), professor Eduardo Merino, agradeceu a homenagem e lembrou que por si só o esporte não promove nada, precisa do profissional de Educação Física para mostrar o caminho certo. De acordo com Merino, os profissionais têm muitos desafios. "Não basta uma lei é preciso trabalhar."

A solenidade foi dirigida pelo presidente da Câmara, vereador  Nelcir Tessaro (PTB). Também participaram da homenagem o presidente da Associação dos Profissionais de Educação Física (Apef/RS), Luiz Augusto Alves de Paula; o secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer, a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach; o presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do RS, Antonio Lara Ortaça, professores da rede pública e privada de ensino e o vereador Dr. Raul (PMDB).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)