Pauta

Câmara homenageia os 150 anos da Sogipa nesta terça

A Sogipa é responsável por formar diversos atletas olímpicos
A Sogipa é responsável por formar diversos atletas olímpicos

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza nesta terça-feira (1/8), às 19 horas, no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem aos 150 anos da Fundação da Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A iniciativa é do vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB).

A Sogipa foi fundada por um grupo de 25 imigrantes alemães como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica) em 1867. Com a junção das sociedades Deutscher Turnverein e Turnklub, surgiu a Turnerbund. Em 1893, a Turnerbund adquiriu um terreno de 22,88 metros de largura por 43,50 metros de profundidade na Rua São Raphael (atual Rua Alberto Bins), onde iniciou a construção de sua sede. Em agosto de 1895, foi colocada a pedra fundamental e, em abril de 1896, estava concluída a primeira fase da obra. 

Movida pela formação do seu time de futebol, que precisava de um campo para os seus jogos, a Sogipa adquiriu, no dia 7 de janeiro de 1910, a área de terra onde se encontra a atual sede do clube, conhecida como Parque São João. O Frisch-Auf teve vida curta. Suas atividades encerraram-se antes do final daquela década. O terreno, no entanto, ficou.

Em outubro de 1911, em celebração ao centenário da Oktoberfest de Munique e à compra da Sede São João, o clube realizou sua primeira Oktoberfest. Em abril de 1942, em meio a um cenário de cerco contra a germanidade e de medidas nacionalistas exacerbadas, a então Turnerbund, em gesto unânime por meio de assembleia entre associados e diretores, passou a chamar-se Sociedade de Ginástica Porto Alegre.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)