Plenário

Câmara homenageia trajetória da Central Única dos Trabalhadores

Homenagem foi prestada durante o período de Comunicações na sessão desta segunda-feira

  • Homenagem à Central Única dos Trabalhadores
    Amarildo Cencci (c) recebe diploma em homenagem à CUT, entregue por CassioTrogildo e Engenheiro Comassetto (d) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Homenagem à Central Única dos Trabalhadores
    Amarildo Cencci lembrou surgimento da CUT no período de redemocratização do país (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

No período destinado às Comunicações, na sessão ordinária desta segunda-feira (16/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou a Central Única dos Trabalhadores (CUT). A homenagem, proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), teve a presença do secretário-geral da CUT, Amarildo Cencci, em sessão coordenada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB). O proponente petista falou destacou a função da central sindical como “uma organização classista de massas baseada no princípio da igualdade” e comentou que a maior central sindical do Brasil “tem atuação fundamental na disputa da hegemonia”. Comassetto também citou as lideranças políticas que já passaram pela CUT, como o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o ex-governador do Estado Olívio Dutra e o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

A vereadora Sofia Cavedon (PT) também parabenizou a Central, declarando que “a CUT nasceu para e com a democratização do país". Segundo Sofia, a Central Única dos Trabalhadores "foi uma grande construtora dos direitos desse Brasil tão desigual”. Adeli Sell, também do PT, afirmou que a Central contribuiu para a valorização da classe trabalhadora e para a diminuição dos assédios moral e sexual nas relações de trabalho. O vereador Rodrigo Maroni (PR) também parabenizou a entidade.

O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores, Amarildo Cencci, fez uma breve síntese da história da CUT, que surgiu no período da redemocratização do Brasil ainda durante o regime militar: “O nascimento da CUT representou mais um instrumento de luta”. Cencci também falou da inclusão social como um dos objetivos da entidade, além da luta “contra a concentração do capital e dos altos lucros” e da busca pelo fortalecimento da autonomia do trabalho e do trabalho qualificado.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)