Presidência

Câmara integra Grupo de Gestão Ambiental

O GISA é formado por 19 instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal

Presidente Mônica Leal recebe o Vereador André Carús e a representante do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA), Sandra de Barcelos Sarmento.
Mônica Leal (c) recebeu das mãos da coordenadora do GISA o documento para realização do convênio (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), recebeu nesta sexta-feira (10/05) o vereador André Carús (MDB) e a coordenadora do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA), Sandra de Barcelos Sarmento, para tratar da inserção da Câmara no Grupo que atua no trabalho de gestão ambiental de instituições públicas. 

Carús, que é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), ressaltou que estava prevista em 2018 a integração do legislativo municipal ao GISA, porém, faltou a assinatura do convênio. “O objetivo agora é fazer um aditivo para adequar as ações de sustentabilidade que já são realizadas na Casa como a coleta seletiva, a separação de resíduos sólidos e eletrônicos, o telhado verde e a redução de papel”.

Mônica explicou que o assunto será encaminhado para a reunião da Mesa Diretora da Câmara e será apreciado pelos demais vereadores. “Sou a favor dessa iniciativa, é um trabalho muito evolutivo para a nossa capital.  Vamos encaminhar essa proposta, a fim de que essa experiência em gestão ambiental seja aproveitada também pela Câmara. É um bom exemplo a ser compartilhado, pois a promoção de políticas de desenvolvimento sustentável gera uma série de resultados positivos."

Conforme a coordenadora, o GISA existe há 10 anos e é formado por 19 instituições ligadas à área de Justiça no Rio Grande do Sul: Associação dos Juízes do RS (Ajuris); Defensoria Pública do RS; Escola Superior da Magistratura; ministérios públicos do Estado e de Contas; Ordem dos Advogados do Brasil Secção RS (OAB/RS); procuradorias Geral do Estado, Regional da República da 4ª Região e Regional do Trabalho da 4ª Região; tribunais de Contas da União e do Estado, e tribunais de Justiça do RS, de Justiça Militar, Regional do Trabalho da 4ª Região, Regional Eleitoral do RS e Regional Federal da 4ª Região e Procuradoria Geral do Município (PGM). 

Texto

Priscila Bittencourte (rreg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)