Cultura

Câmara lançará edital para Teatro Glênio Peres

Vitor Ortiz recebeu Sofia Cavedon Foto: Divulgação Minc
Vitor Ortiz recebeu Sofia Cavedon Foto: Divulgação Minc
A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), confirmou na quinta-feira (10/2), em Brasília, a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura (Minc), Vitor Ortiz, no Encontro de lançamento do Edital do Teatro Glênio Peres. O evento será no dia 21 de fevereiro, segunda-feira, às 18h30min, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), quando serão debatidas as novas políticas públicas de cultura do Minc e apresentado o projeto do Legislativo da Capital para a área. “Com o lançamento do edital para 2011, pretendemos colocar a Câmara de Porto Alegre como mais um espaço para o desenvolvimento e a apreciação dos grupos culturais da cidade”, destacou Sofia.
 
Praças do PAC 2
 
Sofia informou que o secretário do Minc irá, no dia 21 de fevereiro, visitar os espaços previstos para as Praças do PAC 2 . Porto Alegre terá duas praças localizadas na Lomba do Pinheiro e na Restinga, selecionadas no ano passado. No Estado, está prevista a instalação de 37 praças no valor de R$ 1,9 milhão. Serão 800 no país, todas em áreas de alta vulnerabilidade social. Os espaços terão cine-teatro, telecentro, ginásio poliesportivo e biblioteca.
 
Descentralização da cultura
 
A presidente também apresentou ao Ministério a necessidade do investimento na
descentralização da cultura em Porto Alegre. “Informei a recente criação do Fundo de Fomento às Artes Cênicas, uma conquista do movimento de grupos de teatro e dança,  que precisam de recursos pois seu primeiro edital com orçamento próprio da prefeitura foi muito modesto”, disse Sofia. O secretário Vitor Ortiz afirmou que irá avaliar as possibilidades.
 
Marta Resing (reg. prof. 5405)
Assessoria de Imprensa da Presidência