Solene

Câmara lembra 51 anos da Acadepol

Braz e Goularte na homenagem ao 51º ano da Academia de Polícia Civil Foto: Elson Sempé Pedroso
Braz e Goularte na homenagem ao 51º ano da Academia de Polícia Civil Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (26/8) sessão solene para assinalar o 51º aniversário de fundação da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Acadepol). A cerimônia foi proposta pelo vereador Luiz Braz (PSDB).

Braz observou que a homenagem prestada à Acadepol no ano passado, para marcar o cinqüentenário da instituição, foi tão exitosa que ele resolveu repeti-la em 2008. Disse que a academia gaúcha é uma das mais respeitadas do país, pois, além formar policiais civis, aprimora profissionais das guardas municipais, da Brigada Militar e até policiais de países vizinhos, como o Uruguai. Entre as atividades da instituição, Braz destacou os cursos de Polícia Comunitária realizados no Interior. "Os cursos da Acadepol formam inspetores, escrivães e delegados e irrigam de cultura humanística os integrantes da Polícia."

O diretor-geral da Acadepol, Mário Wagner, agradeceu a homenagem e relatou as atividades da academia. Observou que, além dos cursos de Polícia Comunitária, a instituição vem aperfeiçoando policiais no combate a crimes na Internet e de lavagem de dinheiro. Wagner ressaltou a preocupação constante da Academia com a cultura humanista. A Acadepol, afirmou, sempre se preocupou com o ser humano, seja ele vítima ou infrator. "Muitas responsabilidades repousam sobre nossos ombros, entre elas a de buscar cada vez mais integração da segurança pública com a sociedade."

História

A aula inaugural da academia ocorreu em 31 de agosto de 1957, ainda sob o nome de Escola de Polícia. Depois de funcionar por pouco tempo no Palácio da Polícia, a Escola foi instalada no antigo prédio do Restaurante Universitário da Ufrgs, na avenida Azenha. Em 1986, foi transferida para a sede atual, na rua Comendador Tavares, 360, Bairro Navegantes. O nome atual surgiu em 1989, com a nova Constituição do Rio Grande do Sul, que em seu artigo 134 estabeleceu que "o recrutamento, a seleção, a formação, o aperfeiçoamento e a especialização do pessoal da Polícia Civil competem à Academia de Polícia Civil". Desde 1957, a Acadepol já capacitou 16 mil policiais em cursos de formação e 29 mil em cursos de aperfeiçoamento.

Prestigiaram a homenagem alunos da academia, delegados, o secretário estadual de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, e o chefe de Polícia, Pedro Carlos Rodrigues, além dos vereadores Elói Guimarães (PTB), José Ismael Heinen (Dem) e Ervino Besson (PDT). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)