Pauta

Câmara lembra ex-vereadoras no Dia Internacional da Mulher

Câmara Municipal de Porto Alegre.
Câmara Municipal de Porto Alegre. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O dia 8 de março, celebrado no mundo inteiro como o Dia Internacional da Mulher, também será destacado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Uma das atividades previstas na agenda do parlamento nesta quarta-feira é o descerramento da foto da ex-vereadora Séfora Mota, às 13h30, no saguão em frente ao Plenário Otávio Rocha, no 2º andar da Câmara.

Séfora é uma das 41 mulheres que assumiram o posto de vereadora a partir do ano de 1948. De acordo com artigo intitulado "A presença da Mulher no Legislativo", de autoria do pesquisador da Seção de Memorial da CMPA, Jorge Barcellos, a primeira mulher a ser empossada como vereadora da capital foi Julieta Battistioli, que hoje dá nome à Escola do Legislativo. 

No texto, Barcellos também ressalta a importância da presença feminina nos bastidores do Legislativo. “As mulheres estão e sempre estiveram apoiando os serviços da Casa, assessorando, em funções de coordenação e direção geral, em uma porcentagem muito maior que as eleitas, seja com funcionárias concursadas, seja em cargos em comissão. As funções principais de direção do Legislativo, em muitos períodos, ficaram a cargos de mulheres”, relembra. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)