Sessão Solene

Câmara Municipal celebra os 150 anos da Sogipa

  • Homenagem aos 150 anos de fundação da Sociedade Ginástica de Porto Alegre – SOGIPA. Na foto, o vereador proponente Moisés Maluco do Bem, o presidente da SOGIPA, Ricardo Altair Schwarz e sua esposa Odila Schwarz.
    Schwarz (c) recebeu a distinção proposta pelo vereador Moisés (o 2º da direita para a esquerda) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Homenagem aos 150 anos de fundação da Sociedade Ginástica de Porto Alegre – SOGIPA.
    Sogipanos, atletas, vereadores e autoridades prestigiaram a solenidade (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

“Chegamos aos 150 anos. Esse tempo só é valioso por todos os momentos inesquecíveis que já vivemos aqui e pelos que ainda estão por vir”, declarou emocionado o presidente da Fundação da Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), Ricardo Altair Schwarz, na homenagem realizada na Câmara Municipal na noite desta terça-feira (1/8) no Plenário Otávio Rocha. A homenagem foi proposta pelo vereador Moisés Maluco do Bem (PSDB).

O presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), que abriu a solenidade, saudou os presentes e enfatizou que a homenagem é merecida à Sogipa, por sua grandiosidade. “A Sogipa muito contribui para o desenvolvimento de nossa cidade, dando muitos frutos para a formação de pessoas”, disse.

O vereador Moisés lembrou da importância da Fundação, dizendo que a Sogipa em muito contribui para o trabalho da entidade Malucos do Bem, que ele desenvolve há 20 anos, realizando um trabalho social junto aos jovens, tirando-os da drogadição.“Somos parceiros há muitos anos e esta homenagem constitui uma excelente oportunidade de homenagear esta instituição que fortalece o crescimento do esporte para o nosso Estado”. O proponente destacou ainda que muitas entidades perdem a oportunidade de formarem cidadãos de bem que contribuirão para o desenvolvimento de um Estado forte. “Fico muito feliz de homenagear uma Fundação que preza pelo bem comum e dizer que a Sogipa representa o futuro da nossa capital”.

Ricardo Schwarz destacou também que a Sogipa é um fruto construído em conjunto com milhares de parceiros. “Não é à toa que a Fundação carrega a cidade até no nome. Desde a sua fundação caminha com a nossa cidade, tendo o ponto de vista da nossa história em cultivar as tradições até chegar os dias de hoje e somos muito gratos por isso”. Ele enfatizou que a Sogipa é um celeiro de atletas que cultiva medalhas em diversos países e estima os profissionais que contribuem para o desenvolvimento desses cidadãos do mundo. “No decorrer dos anos, o clube foi crescendo, houve muitas separações, divisões e criações de sociedades paralelas, mas o objetivo primordial – proporcionar saúde, atividades físicas, momentos de lazer e diversão por meio do esporte – jamais foi abandonado”.

Saudações

Diversos vereadores saudaram os 150 anos da Sogipa. João Carlos Nedel (PP) enalteceu a entidade, dizendo que ela promove movimentos sociais e permite convivências de solidariedade e desenvolve o turismo. “É o esporte que molda a nossa educação e traz benefícios movendo o nosso Estado”.

Idenir Cecchim (PMDB) comentou do dever de se respeitar as pessoas pelo que elas fazem e que a Sogipa tem responsabilidade enorme formar talentos. “A fundação incentiva o esporte e isso faz uma sociedade ter um futuro promissor, graças àqueles que se dedicam ao dia-a-dia da Sogipa. Nesses 150 anos, fez muito por nossa cidade e, por ser a raíz forte de nosso município, ainda irá formar muitos talentos”, finalizou o vereador.

Mauro Pinheiro (Rede) lembrou que a Sogipa é a única que conquistou medalhas nas três ultimas olimpíadas. “Lembro do ex-vereador João Derli, advindo da Sogipa, que foi campeão de judô, e de tudo o que ele fez pelo nosso esporte, pois, sem esta estrutura, os nossos atletas não teriam chegado tão longe. Entidades como a Sogipa integram pessoas que realmente amam o que fazem”.

Também estiveram presentes, o diretor de eventos da Capital e diretor de eventos de esportes, Claudio Franzen; o secretário do Departamento de Serviços Urbanos de Porto Alegre (DMLU), Ramiro Rosário; o presidente do Conselho Deliberativo do Clube Sogipa, Vitor Dossa; e o ex-presidente da Fundação, Neory Muller.

História 

A Sogipa foi fundada por um grupo de 25 imigrantes alemães como Deutscher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica) em 1867. Com a junção das sociedades Deutscher Turnverein e Turnklub, surgiu a Turnerbund. Em 1893, a Turnerbund adquiriu um terreno de 22,88m de largura por 43,50m de profundidade na Rua São Raphael (atual Rua Alberto Bins), onde iniciou a construção de sua sede. Em agosto de 1895, foi colocada a pedra fundamental e, em abril de 1896, estava concluída a primeira fase da obra.

Movida pela formação do seu time de futebol, que precisava de um campo para os seus matchs, a Sogipa adquiriu, no dia 7 de janeiro de 1910, a área de terra onde se encontra a atual sede do clube, conhecida como Parque São João. O Frisch-Auf teve vida curta. Suas atividades encerraram-se antes do final daquela década. 

Em outubro de 1911, em celebração ao centenário da Oktoberfest de Munique e à compra da Sede São João, o clube realizou sua primeira Oktoberfest. Em abril de 1942, em meio a um cenário de cerco contra a germanidade e de medidas nacionalistas exacerbadas, a então Turnerbund, em gesto unânime por meio de assembleia entre associados e diretores, passou a chamar-se Sociedade de Ginástica Porto Alegre.

Em agosto de 1944, foi inaugurado o estádio atlético sogipano. Graças ao feito, houve grande desenvolvimento do atletismo, gerando visibilidade ao clube no cenário estadual e nacional nos anos subsequentes. Em sintonia com o momento nacionalista, José Carlos Daudt, então presidente do clube, proclamou: "Mandai vossos filhos e vossos amigos; vindes todos enfim, fortificar os músculos e temperá-los para a defesa de nossa grande pátria: o Brasil".

Entre os bailes de gala que agitavam a sociedade nos chamados "Anos Dourados" nas décadas de 50 e 60, surge o Baile de Debutantes da Sogipa, o qual apresentou 16 moças no ano de 1953. A Sede Social do clube foi construída entre os anos de 1963 e 1971, entre as gestões dos presidentes Gerhard Theisen e Basílides Flesh. A obra veio a beneficiar não apenas os associados, mas toda a cidade, oferecendo um moderno salão de festas que passou a figurar na cena social e cultural de Porto Alegre.

Em 1988, a Sogipa teve seus primeiros representantes em Jogos Olímpicos, os esgrimistas Régis Tróis Ávila e Douglas Fonseca, e o saltador Jorge Teixeira, que competiram em Seul, na Coréia do Sul. Em 2003, a Sogipa inaugura sua pista sintética de atletismo, uma das mais modernas do Brasil, nas medidas olímpicas e padrões exigidos pela Confederação Internacional de Atletismo (IAAF). Foi uma das primeiras pistas sintéticas do Rio Grande do Sul.

Em 2005, o judoca João Derly, que começara a praticar esportes na Sogipa quando tinha 6 anos, torna-se o primeiro brasileiro campeão mundial de judô. Ele conquistou o inédito título competindo no Cairo, capital do Egito. Dois anos depois de conquistar o título inédito, João Derly torna-se também o primeiro brasileiro bicampeão mundial de judô. Na mesma competição, a Sogipa teve outro campeão: Tiago Camilo.
Em 2012 A Sogipa teve sua melhor participação em Olimpíadas, enviando uma delegação com quatro atletas e conquistando duas medalhas: Mayra Aguiar e Felipe Kitadai garantiram bronzes em suas categorias nos tatames de Londres e voltaram ao Brasil consagrados.

Em 2013, em uma madrugada de outubro, quando o clube preparava-se para realizar a Oktoberfest, um acidente causa um incêndio que consome parte da Sede Social. Apesar de ter todos os equipamentos necessários para combater o fogo, importantes instalações foram comprometidas. O clube sofreu uma interdição por alguns dias, mobilizando associados, atletas e dirigentes a realizarem um "abraço à Sogipa" solicitando a sua liberação por parte das autoridades. Depois de liberado, o clube retomou às atividades normalmente. A reconstrução da Sede Social levou apenas alguns meses, mostrando a força da instituição.

E em 2016, a judoca Mayra Aguiar volta a brilhar: competindo nos Jogos do Rio de Janeiro, ela conquista outro bronze, sua segunda medalha olímpica.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)