Institucional

Câmara Municipal recebe visita do cônsul de Israel

Yoel Barnea, entre Mônica Leal e Bernardino Vendruscolo, durante a visita Foto: Cristiane Moreira
Yoel Barnea, entre Mônica Leal e Bernardino Vendruscolo, durante a visita Foto: Cristiane Moreira
O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, fez sua primeira visita oficial a Porto Alegre, desde sua chegada ao Brasil. Na Câmara Municipal, ele foi recebido, nesta quarta-feira (13/11) pela manhã, pelos vereadores Bernardino Vendruscolo (PROS) e Mônica Leal (PP) no Salão Nobre Dilamar Machado. Segundo Barnea, a visita tem como objetivo reforçar os projetos bilaterais em diversas áreas, como tecnologia, saúde, segurança e agricultura. "Este país tem um potencial muito grande. Queremos conhecer melhor a realidade do Rio Grande do Sul para continuar e aprofundar ainda mais nossa cooperação", afirmou.

Em visita oficial ao Estado, o diplomata anunciou a possibilidade de intercâmbio entre seu país e o Mercosul, tendo o Rio Grande do Sul como porta de entrada. Em 2012, a balança comercial entre o Rio Grande do Sul e Israel movimentou US$ 24,5 milhões em exportações, com destaque para sumos de frutas, tabaco e calçados. Já as importações somaram 82,1 milhões de dólares, entre adubos minerais, químicos e aparelhos elétricos para telefonia.

A vereadora Mônica Leal deu as boas vindas ao novo cônsul e citou que Porto Alegre tem uma grande comunidade judaica e um programa de rádio dedicado aos judeus, chamado A Hora Israelita, apresentado por Roberto Schotkys e Gedale Saitovitch, todos os domingos, das 8h às 10h, na Rádio Band AM 640 KHz. “A Hora Israelita é a voz da comunidade desde 1946”, destacou Mônica. 

O cônsul proferirá uma palestra às 20 horas, nesta quarta-feira, cujo tema é: "Israel hoje: Realizações e Desafios - o alvo da Paz", no auditório da Federação Israelita do RS. Barnea visitará as redações dos veículos de comunicação da Capital, onde dará entrevistas e conversará com jornalistas e diretores, visitará a Assembleia Legislativa do Estado e o Tribunal de Justiça. Amanhã (14/11), o cônsul prestigiará a sessão de autógrafos da escritora Shani Boianjiu, na 59ª Feira do Livro, às 18h30min. O livro conta à história de três meninas que cresceram em um vilarejo israelense na Galileia, perto da fronteira do Líbano.

Também participaram da visita o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Mario Gurvitez Cardoni, e o diretor executivo da Federação Israelita, Albert Poziomyok.

Perfil

Nascido na Argentina, Yoel Barnea é formado em Economia e Relações Internacionais na Universidade de Genebra, na Suíça. Além do hebraico, fala fluentemente inglês, francês, espanhol, português, alemão e húngaro. Yoel Barnea tem extensa carreira diplomática que começou em 1981. Entre os anos de 1983 e 1985, foi o segundo secretário da Embaixada de Israel em Santiago de Chile. Mais tarde, entre 1985 e 1988, assumiu o cargo de primeiro-secretário da embaixada israelense em Bonn, Alemanha. A partir de 1988 e durante dois anos, foi primeiro-secretário do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores.

De 1989 a 1992, foi conselheiro na Embaixada de Israel em Budapeste, na Hungria, e vice-chefe da Divisão da Europa Oriental. A partir de 1994 foi cônsul-geral no Rio de Janeiro até 1998. Nos anos de 1998 a 2000 foi embaixador israelense na Costa do Marfim e embaixador não-residente no Togo, Burkina Faso, Nigéria, Gana e Libéria. Em setembro de 2000 assumiu o cargo de Diretor do Departamento do Ministério das Relações Exteriores israelense para a África Ocidental e Central. Entre 2005 e 2009 foi embaixador de Israel no Uruguai.

De 2009 até 2013 ocupou o cargo de coordenador para a América Latina do Mashav (Agência de Desenvolvimento da Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores).

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315) 
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)