Institucional

Câmara participa de lançamento da campanha Verão Vida Urgente

Evento foi realizado na sede da AMP/RS Foto: Ederson Nunes
Evento foi realizado na sede da AMP/RS Foto: Ederson Nunes

A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga assinaram, no final da tarde desta segunda-feira (20/1), um termo de cooperação para a campanha Verão Vida Urgente 2014, em cerimônia que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB). A parceria entre o Ministério Público e a fundação tem o objetivo de  informar e conscientizar as pessoas sobre os perigos de associar bebidas alcoólicas e direção. As ações serão desencadeadas a partir de sábado, em Capão da Canoa, e vão abranger o Litoral na conscientização de jovens, de forma alegre e descontraída.

O vereador parabenizou a AMP e a Fundação pela iniciativa e destacou que a profilaxia no trânsito é fundamental. “A população cresce, o número de automóveis também, e cada vida que conseguimos salvar tem de ser comemorada”, disse Professor Garcia, que elogiou, ainda, o tema da campanha deste ano “Pra rodar tem que ter responsa”, pois, segundo ele, vai pegar bem na juventude. "Quando se é jovem não se tem a dimensão exata da vida."

Para a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga, a participação da AMP/RS e do Ministério Público é essencial pelo peso institucional e pela tradição já construída pela parceria de cinco anos. Diza observou, entretanto, que é preciso ir além da educação da sociedade para a responsabilidade no trânsito. “É preciso, também, que o Estado faça a sua parte. Não se pode mais conviver com curvas da morte e com estradas da morte. Se a curva é da morte, é porque foi mal projetada. Em quatro dias, perdemos 14 vidas em dois acidentes”, declarou ela, lembrando que o Brasil está em terceiro lugar no ranking de mortes por acidentes de trânsito. Já o presidente da AMP-RS, Victor Hugo Azevedo, não escondeu a satisfação pelo fato de a AMP/RS estar, mais uma vez, envolvida com a campanha. Ele informou que o Ministério Público está atuando de forma a multiplicar a ideia e procurando voluntários.
 
O evento ocorreu na sede administrativa da AMP/RS e contou também com a participação do procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, e do diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, entre outras autoridades.

Texto: Maria Cláudia Vasconcellos (reg. prof. 6260)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)