Plenário

Câmara presta homenagem ao Dia das Mães

Jacques falou sobre histórico desta data Foto: Pedro Revillion
Jacques falou sobre histórico desta data Foto: Pedro Revillion

A Câmara Municipal de Porto Alegre, atendendo proposição do vereador João Antonio Dib (PP), realizou no período de comunicações da tarde desta segunda-feira (5/5), homenagem ao Dia das Mães e aos 90º anos de celebrações em torno dessa data promovidas pela Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM).

Dib lembrou que em maio de 1977 a Câmara realizou pela primeira vez uma homenagem às mães. "Todos os vereadores que tinham mães vivas as trouxeram e elas foram homenageadas com rosas de prata, oferecidas pela Casa. Foi uma comemoração inesquecível", ressaltou o vereador.

O presidente da ACM do RS Walnyr Goulart Jacques lembrou que o Dia das Mães tem sua origem no princípio do século XX, quando a jovem americana Anna Jarvis decidiu homenagear sua mãe já falecida. "A homenagem, com o tempo, acabou sendo estendida à todas as mães vivas ou mortas, e a comemoração se alastrou por todos os Estados Unidos. Em 1914 a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson", destacou.

Jacques lembrou que no Brasil a primeira comemoração ao Dia das Mães foi celebrada em 1918 no segundo domingo de maio, e oficializado, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas. Ao finalizar seu pronunciamento o presidente da ACM agradeceu a homenagem e lembrou que todos devem dar uma abraço na sua mãe.

Por suas bancadas manifestaram-se os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Bernardino Vendrusculo (PMDB) e Ervino Besson (PDT).

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)

Ouça:
Vereadores marcam comemorações pelo Dia das Mães