Sessão Solene

Câmara presta homenagem ao transcurso dos 70 anos da PUCRS

Sessão Solene em homenagem ao transcurso dos 70 anos da Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (PUC). Na foto, o presidente Valter Nagelstein entrega a homenagem ao vice-reitor da universidade, professor doutor Jaderson Costa da Costa, junto aos vereadores Aldacir Oliboni, Comandante Nádia, Professor Wambert, João Carlos Nedel e Márcio Bins Ely, o secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito e o vice-presidente do TJM, juiz Antonio Carlos Maciel Rodrigues
Vice-reitor segura o diploma conferido à PUCRS pela Câmara Municipal (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Em sessão solene realizada na tarde desta sexta-feira (14/12), a Câmara Municipal de Porto Alegre celebrou o transcurso dos 70 anos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no Plenário Otávio Rocha. Proposta pela Mesa Diretora do Legislativo, a homenagem contou com a presença do corpo docente e dirigentes da instituição.

Em nome do parlamento municipal, o presidente Valter Nagelstein (MDB) falou sobre a importância do papel da universidade para a educação do estado gaúcho. “Foi a primeira universidade marista do mundo”, disse, ao resgatar a história da instituição. Conforme destacado por ele, a vinda dos primeiros maristas ao Estado ocorreu no ano de 1900, no município de Bom Princípio. A partir de então, a congregação religiosa passou a migrar da Europa para o Brasil, fundando instituições de ensino pelo país.

Em Porto Alegre, Nagelstein lembrou da fundação do Colégio do Rosário, no ano de 1904, a faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – em 1940 –, seguida pela Escola de Serviço Social, no ano de 1945. Essas faculdades passaram a constituir a Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1948.  O título de Pontifícia foi outorgado pelo Papa Pio XII em 1950, simbolizando o devotamento à Santa Sé.

Nagelstein ainda observou que o campus oferece 55 cursos de graduação e 24 de mestrado, atendendo a mais de 20 mil alunos. O Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) e o Museu de Tecnologia também foram outros pontos destacados por ele, que também falou da importância da funcionalidade da biblioteca da PUCRS, na qual há mais de um milhão de livros disponíveis. Por fim, Nagelstein declarou que o conhecimento é a grande transformação do mundo. “E a PUCRS faz parte disso”, completou o vereador. 

Representando o reitor Evilázio Borges Teixeira, o vice-reitor da PUCRS e diretor do Instituto do Cérebro, professor Jaderson Costa da Costa, agradeceu a homenagem prestada pelos vereadores. “São 70 anos de uma história marcada pelo pioneirismo, inovação, desenvolvimento social, econômico, científico e cultural em prol da sociedade gaúcha”. Para ele, a trajetória da instituição possui uma ligação muito forte com Porto Alegre, lugar que acompanhou o processo de consolidação da universidade.

Ainda de acordo com o vice-reitor, recentemente uma série de iniciativas foram entregues à sociedade. Dentre elas, Jaderson Costa citou a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Dilúvio, a ampliação do Instituto do Cérebro e o desafio de criar mil startups por meio do Tecnopuc. Segundo ele, a instituição se dispõe a fazer de Porto Alegre uma cidade mais inovadora, desenvolvida e próspera para todo o cidadão.

Compareceram à cerimônica o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, neste ato representando o prefeito Nelson Marchezan Jr, e o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, juiz Antonio Carlos Maciel Rodrigues. Os vereadores Aldacir Oliboni (PT), João Carlos Nedel (PP), Reginaldo Pujol (DEM), Comandante Nádia (MDB), Márcio Bins Ely (PDT) e Professor Wambert (PROS) também participaram da homenagem à instituição. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)