Presidência

Câmara prestigia apresentação de balanço do Pão dos Pobres

  • Presidente Valter participa da prestação de contas dos 122 anos da Fundação Pao dos Pobres.
    Nagelstein destacou o acolhimento e o trabalho de educação profissionalizante realizado pelo Pão dos Pobres (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Presidente Valter participa da prestação de contas dos 122 anos da Fundação Pao dos Pobres.
    Unidades de abrigagem do Pão dos Pobres foram ampliadas de quatro para seis em 2017 (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal, por meio de seu presidente Valter Nagelstein (PMDB) e da vereadora Comandante Nádia (PMDB), prestigiou na manhã desta quarta-feira (18/4) a apresentação do Relatório Social 2017 da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio. A entidade, fundada em 1895, atendeu no último ano e de forma gratuita cerca de 1,3 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O diretor-geral da Fundação, irmão Albano Thiele, destacou a ampliação do número de unidades de abrigagem de quatro para seis em 2017. Ao todo, 147 crianças e adolescentes que estão afastadas judicialmente de suas famílias por violação de direitos básicos foram acolhidas pela instituição. “Este ano de 2017 foi muito importante. Tivemos cinco frentes de trabalho em assistência social, cujo ponto forte foi que iniciamos mais duas casas de atendimento.” 

Além do Acolhimento Institucional, o Pão dos Pobres também atendeu 274 crianças e adolescentes da rede de ensino municipal no contraturno escolar no Centro de Atendimento Turno Integral; 727 jovens no Centro de Educação Profissional em 11 áreas (assistente administrativo, eletromecânica de elevadores, gastronomia, informática básica, manutenção de computadores, desenvolvimento Web, marcenaria, mecânica automotiva, músico instrumentista, serralheria e técnico em manutenção e suporte em informática); 104 egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) no Programa de Oportunidades e Direitos; e 120 profissionais da área da educação e assistência na Incubadora de Tecnologia Social. 

Prevenção

Ao comparar o investimento despendido para crianças e adolescentes do Acolhimento Institucional (R$ 4.755,00 por mês para cada um), com o valor do trabalho do Centro de Atendimento Turno Integral (R$ 612,00 por mês por atendido), o gerente Socioeducativo do Pão dos Pobres, João Rocha, destacou a importância da realização de ações preventivas. “Estes dados mostram como é importante a prevenção e o cuidado com nossas crianças e adolescentes e servem para embasar políticas públicas.”

Nagelstein, ao se manifestar em nome dos 36 vereadores de Porto Alegre, destacou que a equipe do Pão dos Pobres exerce as virtudes do perdão, da compaixão, da misericórdia e do amor. “Todos os dias as pessoas podem praticar ações de bondade, que as aproxima da divindade. O acolhimento, o carinho, todo o trabalho de educação profissionalizante, de caridade e ressignificação da vida exercido pelo Pão dos Pobres deve servir de exemplo para todos nós.” O vereador destacou ainda a importância de o poder público incentivar doações por meio de pessoas físicas, jurídicas e programas como o Funcriança. “Quando mais conseguirmos ajudar esta instituição, mais conseguiremos construir uma sociedade melhor para todos.” 

O Pão dos Pobres é uma entidade que há 122 anos se mantém por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, trabalho de voluntários, convênios com os governos municipal e estadual e renda proveniente do aluguel de imóveis também recebidos por meio de doações. Para saber como contribuir com a Fundação, clique aqui.

Texto: Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)