Saúde

Câmara realiza o 1º Seminário de Plantas Medicinais

O evento teve como tema as terapias alternativas do SUS na saúde e na alimentação como políticas públicas.

  • Abertura do 1º Seminario Plantas Medicinais na Saúde e na Alimntação
    Silvana Dalmás, da Emater/RS, destacou a importância da Semana da Alimentação Saudável (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Abertura do 1º Seminario Plantas Medicinais na Saúde e na Alimntação
    Vereadora Mônica Leal (e) foi a proponente do seminário (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, nesta sexta-feira (19/10), o 1º Seminário de Plantas Medicinais: Terapias Complementares na Saúde e na Alimentação como Políticas Públicas. A iniciativa foi proposta pela vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal Mônica Leal (PP) e realizada pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB).

A presidente da Emater/RS, Silvana Dalmás, que também participou do evento, parabenizou a iniciativa principalmente por ser realizada na Semana da Alimentação Saudável. “Precisamos ampliar este tema, para evoluir na medicina alternativa, e a Câmara está no caminho certo.”

Na abertura do seminário, pela manhã, Mônica Leal também destacou o evento dizendo que ele nasceu por iniciativa de uma funcionária de seu gabinete ligada à questão ambiental e que contagiou a todos fazendo com esta iniciativa fosse realizada. “Na mesma oportunidade será feito o lançamento do Relógio do Corpo Humano. Instalado nos jardins Câmara Municipal e formado por canteiros onde são cultivadas espécies medicinais de plantas e ervas, esse relógio oferecerá um recurso pedagógico para o estudo e aplicação dessas plantas na saúde e na alimentação. Trazendo esse novo olhar que auxiliará no estado físico das pessoas.”

O presidente Valter Nagelstein ressaltou que já é conhecedor do tema e que foi muito influenciado por sua avó materna sobre as questões de preservação ambiental. “É uma satisfação ter recebido essa demanda aqui na Câmara sobre a realização do seminário e do relógio do Corpo Humano. Na verdade, já é o segundo que participo da criação, pois quando estava no Executivo tivemos a oportunidade de trabalhar nesse mesmo projeto de criação e vivenciei uma grande experiência como outras que estamos implantando aqui no Legislativo, como a questão da usina solar, o telhado verde, a separação de resíduos e o papel zero através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Devemos manter este olhar ecológico, preservando o nosso ambiente para as futuras gerações.”

Também participaram do evento o coordenador da Escola do Legislativo, Lúcio Almeida, e o coordenador de cursos, Jorge Barcelos.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)