Comissões

Câmara recebe secretário municipal de Segurança

Kléber Senisse expôs plano de atuação da pasta e não deu previsão para nomeação de novos guardas municipais

  • Plano de segurança pública para a capital nos próximos anos. Na foto: Vereadores Cassiá Carpes, Monica Leal e Secretário Municipal de Segurança Kleber Roberto de Lima Senisse.
    O secretário informou que foi criadp o Setor de Inteligência na Smseg (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Plano de segurança pública para a capital nos próximos anos.
    Vereadores receberam representantes do Executivo e da comunidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, na tarde desta terça-feira (4/4), o secretário municipal de Segurança, Kléber Senisse. Ele participou da reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), onde expôs as novas diretrizes da secretaria. O encontro foi proposto pelo vereador Cassiá Carpes (PP), que também conduziu a reunião.

De acordo com o secretário, a pasta foi encontrada estruturada no início do ano, porém com um viés voltado ao patrimônio e à segurança institucional. “A partir de então, promovemos uma nova visão, priorizando as pessoas, e é nessa lógica que temos trabalhado”, declarou. Senisse explicou que a gestão da Defesa Civil, do Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) e da Guarda Municipal foram unificadas. “Esse processo permitiu centralizar a gestão e unificar a capacidade de tecnologia da informação presente na secretaria”, garantiu.

O secretário ressaltou ainda que foi criado um Setor de Inteligência na Smseg e comemorou a integração entre sistemas de monitoramento na Capital. “Há mais de mil câmeras em Porto Alegre que, antes, eram individualizadas. Hoje, em parceria com o governo do Estado, o sistema é integrado, conferindo maior rapidez na operação das forças de segurança”, afirmou ele, destacando que o Ceic, que possuía caráter apenas reativo, passou a atuar de forma proativa.

Nomeação

Representando o Ministério Público, o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Luciano Vaccaro, saudou as boas ideias trazidas pelo secretário e parabenizou a integração entre os órgãos de segurança. “É um bom projeto, que sinaliza que estamos em um caminho”, resumiu ele. Segundo Octávio Scheibe, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, o plano de atuação é fundamental para a classe. “Custos elevados são agregados para garantir um mínimo de segurança”, atestou.

Estavam presentes no encontro membros da comissão dos aprovados no último concurso da Guarda Municipal. Representando o órgão, Miller Silva Braga afirmou que muitas empresas de segurança terceirizadas prestam serviços a órgãos públicos, trabalho que deveria ser realizado por oficiais da Guarda. Porém, conforme o secretário de Segurança, não há previsão para a nomeação de novos profissionais. “Estamos fazendo uma reorganização na Guarda Municipal, e a partir daí teremos a noção de necessidade de nomeação de novos guardas”, declarou Senisse, dizendo que não há porque nomear novas pessoas sem a estrutura necessária para desenvolver o trabalho.

Cercamento Eletrônico

O secretário de Segurança falou também sobre a finalização do cercamento eletrônico do Parque Farroupilha (Redenção) e disse que o objetivo é repeti-lo nos cinco maiores parques de Porto Alegre. “Queremos monitorar e oferecer capacidade de resposta, contando com o apoio da comunidade”, ressaltou. Sobre o Centro Histórico, ele afirmou que há um processo de monitoramento sendo implementado. “Queremos combater crimes como o comércio ilegal, pichação e receptação”, sublinhou.

Senisse destacou que o planejamento é instalar um sistema de cercamento em todo o município. “Já temos um projeto piloto para implantar o cercamento eletrônico em Porto Alegre, monitorando e fiscalizando todos os veículos que passarem pela cidade”, expôs, sustentando que boa parte dos delitos são cometidos por pessoas motorizadas.

O secretário disse também que a busca por integração com os órgãos públicos é permanente, e que um esforço está sendo feito na atração de pessoas e entidades para os fóruns de segurança realizados no município. Por fim, ele defendeu que a Guarda Municipal tenha suas atribuições estendidas à atenção às pessoas e informou que a Smseg está criando um programa especial para as escolas. “Estamos analisando uma a uma para implementar um programa de prevenção de delitos que atinja toda a comunidade escolar”, completou.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores João Bosco Vaz (PDT), Mônica Leal (PP) e Comandante Nádia (PMDB); o vice-presidente do Sindilojas, Arcione Piva; o coordenador do Conselho Municipal de Justiça e Segurança, Cleomar Santos; e o presidente da Associação Comunitária Bairro Teresópolis, Pedro Pandolfo.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)