Educação

Câmara recebe visita de alunos de Sapucaia do Sul

Projeto faz parte da agenda do Memorial em parceria com a ELJB

  • Alunos da Escola Sesi Arthur Aluízio Daudt, de Sapucaia do Sul, visitam a Câmara Municipal de Porto Alegre.
    Estudantes de Sapucaia do sul conheceram hoje a Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Visita Orientada dos alunos da escola SESI Arthur Aluízio Daudt. Na foto, os vereadores Nelcir Tessaro e Cassiá Carpes conversam com os estudantes
    No turno da tarde os alunos tiveram contato com vereadores durante a sessão ordinária desta quinta-feira (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, em atividade conjugada entre o Memorial e a Escola do Legislativo Julieta Battistioli (ELJB), recebeu nesta quinta-feira (4/4) grupo de alunos da Escola SESI Arthur Aluízio Daudt de Sapucaia do Sul. Eles participaram do projeto Visita Orientada nos turnos da manhã e da tarde, num total de 120 estudantes do segundo ano do ensino médio. O projeto atende escolas de todo Rio Grande do Sul em visitas orientadas no Legislativo da capital, oportunidade em que é abordada sua história, a importância deste poder na administração de uma cidade, bem como são explicadas as rotinas e processos políticos desenvolvidos pelos vereadores e vereadoras. As professoras Carina Kunze, de Sociologia, e Josiane Machado, de História, acompanharam e supervisionaram as turmas durante o passeio.

De acordo com Carina, um dos critérios levados em consideração para a visita à Câmara foi a qualidade da infraestrutura disponível e sua relação com o aspecto cultural e social da capital. “A visita facilita a compreensão do processo legislativo, o que possibilita aos alunos serem cidadãos melhores quanto suas participações nos espaços públicos ”, disse Carina. Já Josiane destacou a importância histórica e cultural dentro dos espaços políticos de Porto Alegre. “Salientando o processo de pedagogia ativa, entendemos que historicamente a população precisa ter uma participação ativa na política. Trazer os alunos para a Câmara possibilita que eles entendam a história dela dentro da capital e relacionem esta com o contexto atual e passado brasileiro.” 

Os alunos do turno da manhã puderam visitar desde a Presidência até o Plenário Otávio Rocha, onde conheceram o espaço de votações de projetos. O vice-presidente e vereador Nelcir Tessaro (DEM) esteve presente durante esta etapa da visita e, no Salão Adel Carvalho, falou aos alunos sobre os processo de votação de projetos, e abordou brevemente a importância de espaços públicos em Porto Alegre. A visita também passou pela Galeria de Ex-vereadoras, onde foi debatida a representação feminina e negra dentro da Câmara, além da Avenida Clébio Sória, local onde são montadas exposições culturais e feiras.

Com participação ativa, os alunos da Escola SESI Arthur Aluízio Daudt estavam animados com a oportunidade e deixaram claro que o conhecimento adquirido por eles será de grande valia. Para Guilherme Dorneles, 16 anos, a oportunidade foi muito importante para seu sonho de atuar na política: “Gostei muito de poder conversar diretamente com um vereador, pois o jovem precisa se fazer presente”. Já Ana Carolina destacou o Plenário Otávio Rocha como sua parte favorita da visita: “é muito importante visitar estes espaços e entender como tudo funciona, foi minha primeira visita à Câmara e até então só tinha visto ela pela televisão.”

Ao grupo de Sapucaia do Sul que esteve na Câmara Municipal de Porto Alegre no turno da tarde foi oportunizado acompanhar parte da sessão ordinária no Plenário Otávio Rocha.

Para agendamento e mais informações referentes ao projeto Visita Orientada, entre em contato com o Memorial através do telefone (51) 3220.4187

Para conhecer e entrar em contato com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli, acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/escoladolegislativocmpa

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)