Plenário

Câmara rejeita tráfego de ciclistas em treinamento fora de ciclovias

  • Ciclovias e estações de aluguel de bicicletas em Porto Alegre. Na foto, as estações do Bike Poa.
    Conforme o autor do projeto, seu objetivo seria atender à segurança de quem trafega pelas ciclovias (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Vereador Marcelo Sgarbossa na tribuna
    O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) defende ajuste no Plano Diretor Cicloviário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou, na sessão desta quarta-feira (23/5), o projeto de lei que liberaria ciclistas em treinamento para trafegar fora das ciclovias e ciclofaixas. A proposta é assinada pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT). Pelo projeto, ciclistas em treinamento ou em velocidade igual ou superior a 20 quilômetros por hora poderiam trafegar nas pistas de rolamento de automóveis e outros veículos automotores.

"Cabe destacar que a velocidade dos ciclistas de competição ou em treinamento é de 35km/h em média, podendo chegar a aproximadamente 60km/h, o que é incompatível com a circulação em um espaço (ciclovia ou ciclofaixa) designado para os mais diversos tipos de deslocamento, como para o local de trabalho, para a escola ou para o lazer", sustenta Sgarbossa.

O vereador acrescentou que o objetivo da proposta, primeiramente, seria atender à segurança de quem trafega pelas ciclovias, "uma vez que ciclistas com diferentes velocidades e habilidades transitam por esses equipamentos". Para ele, o ajuste previsto no projeto seria necessário porque a definição de ciclista amador no Plano Diretor Cicloviário Integrado é imprecisa, uma vez que nem todo ciclista em treinamento é um ciclista amador, no sentido de participar de competições. 

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)