Acessibilidade

Câmara tem estrutura preparada para receber pessoas com deficiência

Vereador Paulo Brum (PTB), que é cadeirante, garante que a Casa é exemplo em acessibilidade.

  • Reforma do plenário Otávio Rocha na fase final, no mês de setembro.
    Reforma do Plenário Otávio Rocha ampliou acessibilidade no local (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Paulo Brum na tribuna do plenário.
    Vereador Paulo Brum (PTB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Se pessoas com deficiência ou limitações físicas encontram dificuldades de locomoção em boa parte dos imóveis públicos, isso não acontece no Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara municipal de Porto Alegre. O prédio, de três pavimentos, conta com três elevadores, banheiros adaptados e cadeiras de roda disponíveis no ambulatório. Com a recente reforma no Plenário Otávio Rocha, também se tornaram acessíveis as galerias, a mesa e a tribuna, garantindo acessibilidade completa às atividades legislativas.

Reconhecido por defender os direitos das pessoas com deficiência, o vereador Paulo Brum (PTB), que também é cadeirante, destaca a boa adaptação do local e garante que a Câmara Municipal é exemplo nesta matéria. “Eu vivencio esses problemas em meu dia-a-dia e garanto que a nossa Câmara possui acessibilidade plena”, declara. Segundo ele, no entanto, ainda há modificações a serem feitas no prédio. “Falta colocação do piso tátil para deficientes visuais em alguns locais”, pondera o vereador.

Paulo Brum era o secretário especial de Acessibilidade e Inclusão Social em 2011, quando foi instituído o Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre. Para ele, houve uma progressão significativa desde então. “Além de tornar a Capital a primeira cidade do país com um Plano de Acessibilidade, ele garante que todas as novas edificações devem ser adaptadas, assim como meios de transporte como ônibus, lotações e táxis devem atender às demandas de pessoas com deficiência”, celebra o parlamentar, dizendo que Porto Alegre está caminhando para ser “uma cidade referência” na garantia desses direitos.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)