Plenário

Campinho do Calixto, no Cascata, poderá ser Área Especial

Vereador Oliboni destaca local como espaço de esporte e lazer da comunidade

Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal. Na foto: Vereador Aldacir Oliboni.
Vereador Aldacir Oliboni (PT), autor do projeto de lei (Foto: Josiele Silva/CMPA)
O Campinho do Calixto, no Bairro Cascata, poderá se transformar em Área Especial de Interesse Institucional, para fins de cultura e lazer. Solicitação com essa finalidade foi apresentada pelo vereador Aldacir Oliboni (PT) em projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre. O espaço em questão está localizado nas proximidades do número 666 da Estrada dos Batillanas, na Zona Sul.

Conforme Oliboni, há muito tempo este local é utilizado pelos moradores do Cascata em atividades organizadas pela comunidade por meio de parcerias com comerciantes e instituições. "O esporte comunitário é o maior destaque. Ocorrem lá, com muita frequência, campeonatos e torneios" explica o vereador. "Inclusive a Escolinha de Futebol Meninos Show, da comunidade Amigos do Campinho Calixto, participa ali do Programa em Cada Campo uma Escolinha, da Secretaria Municipal de Esportes".

O vereador cita ainda em favor de sua proposta o fato de que são poucas as áreas preservadas como espaços públicos no Bairro Cascata. "Naquele local há muita concentração habitacional de famílias de baixa renda, com pouco acesso ao lazer e à cultura na nossa Cidade", diz Oliboni. "Por meio desta proposição, queremos assegurar o interesse público da referida área". O projeto estabelece ainda que o Calixto deverá ser urbanizado e mantido pelo Poder Público Municipal.

As Áreas Especiais de Interesse Institucional estão previstas nos artigos 73 e 74 da Lei complementar 434 - Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental. Já os incisos I e II do artigo 72 da mesma lei, regem a instalação prioritária de equipamentos urbanos públicos voltados ao lazer e à cultura.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcelos (reg. prof. 6481)