Sessão solene

Cardiologista Luiz Carlos Bodanese é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre a Luiz Carlos Bodanese.
Bodanese recebe diploma entregue por Idenir Cecchim (c) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na tarde desta sexta-feira (11/10), sessão solene para outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao médico cardiologista Luiz Carlos Bodanese. A homenagem, presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim (MDB), que em seu discurso ressaltou que Bodanese dedica sua vida ao estudo da medicina e ao compartilhamento do conhecimento adquirido com a classe médica e, principalmente, com a população, atuando especialmente na prevenção e na promoção da saúde cardiovascular.

O parlamentar afirmou ainda que Bodanese é uma pessoa especial para todos. “Particularmente para os doutores que o senhor ajudou a formar e para os milhares de pacientes. O senhor trata as pessoas de coração para coração e penso que quem cuida da vida das pessoas precisa ser homenageado todos os dias”, declarou. Cecchim enfatizou também que o cardiologista realiza um atendimento humano, é amigo e se preocupa com o dia a dia do paciente. “Esse título que lhe concedemos hoje é entregue às pessoas que se destacam e merecem. É uma honra para mim, seu conterrâneo, ter proposto esse título. Vida longa a ti, tua família e colegas médicos. Estamos todos felizes e orgulhosos do teu trabalho”, concluiu. 

Luiz Carlos Bodanese falou da satisfação e honra de receber a distinção que, segundo ele, lhe permite refletir sobre tudo que realizou. “Os dos principais pilares que sustentam minha formação é a educação recebida pelos meus pais. Com 11 anos de idade fui para o colégio interno Champagnat e, durante sete anos, estudei lá, onde construí uma sólida relação de amizade com os colegas”, destacou, afirmando que a formação marista edificou seus planos. O médico disse ainda que, na mesma instituição marista, obteve o grau de médico na PUCRS, estando lá até hoje formando mais de 800 médicos e, na especialização, mais de 150 cardiologistas. “Minha família, esposa e meus filhos, são meus pilares. Acredito, como Fernando Pessoa, que tudo vale a pena se alma não for pequena e que nada supera o trabalho. Realizei tudo que pretendia, nunca esmoreci diante das adversidades, sou um filho grato”, finalizou.

Também prestigiaram a sessão: Evelise Bodanese, esposa do homenageado; o prefeito de Nova Bassano, Ivaldo Dalla Costa; o presidente da Câmara de Nova Bassano, Antônio Tapparo; e o reitor da PUCRS, irmão Evilázio Teixeira.

Trajetória

Natural de Nova Prata (RS), Luiz Carlos Bodanese nasceu em 1950, cursou a Faculdade de Medicina da PUCRS e, em 1978, obteve o título de especialista em cardiologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. No ano seguinte, ingressou como professor da Escola de Medicina, onde exerceu todos os cargos, inclusive o de diretor da Faculdade de Medicina no período de 1993 a 2004, tendo participado da graduação de cerca de mil médicos.

Foi chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS durante cerca de 20 anos, tendo formado mais de 150 cardiologistas. Atualmente, atua como professor titular de Cardiologia da Escola de Medicina da PUCRS e, também, como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Escola de Medicina, tendo formado mais de 30 doutores e 45 mestres. É membro titular do Conselho Regional de Medicina e professor avaliador das Faculdades de Medicina do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/Inep).

Texto

Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cidadão de Porto AlegrecardiologistamedicinaLuiz Carlos Bodanese