FOCO DE LIXO

Carús denuncia crime ambiental e foco de entulhos na Orla do Guaíba

"Há um enorme contraste nesse trecho da Orla: de um lado uma obra importante de revitalização do local e de outro, um descaso total e ação permanente dos que não respeitam a limpeza pública e o meio ambiente".

Carús denuncia crime ambiental e foco de entulhos na Orla do Guaíba 
Foto: Tonico Alvares/CMPA
Carús denuncia crime ambiental e foco de entulhos na Orla do Guaíba Foto: Tonico Alvares/CMPA


O Vereador André Carús (PMDB), protocolou nesta quarta-feira, 26, pedidos de providências ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade para que sejam promovidas punições e limpeza do foco de lixo e entulhos que se acumula no trecho da Orla do Guaíba que fica ao lado do Anfiteatro Pôr do Sol. "Há um enorme contraste nesse trecho da Orla: de um lado uma obra importante de revitalização do local e de outro, um descaso total e ação permanente dos que não respeitam a limpeza pública e o meio ambiente", afirmou Carús.

O Pedido de providências também foi encaminhado à Secretaria Municipal de Segurança para que câmeras de monitoramento do CEIC existentes no local, possam auxiliar na identificação para multar os responsáveis a partir das placas dos veículos.                       

Conforme o Vereador, a Lei Complementar 728/2014, que instituiu o Novo Código de Limpeza Urbana, bem como o Decreto Municipal n° 18.481/2013 que regulamenta a lei 10.847/2010 que estabelece diretrizes para o gerenciamento dos resíduos da construção civil em Porto Alegre, estão sendo desrespeitados pelos infratores que utilizam a margem do Guaíba como ponto para descarte irregular de lixo e entulhos.

Cópias dos pedidos serão encaminhados à Promotoria do Meio Ambiente vinculada ao Ministério Público Estadual.