REFORMA ADMINISTRATIVA

Carús e Cecchim apresentam emenda que dá transparência à reforma administrativa

Executivo deverá divulgar montante de recursos economizados com a extinção de secretarias e onde irá aplicar os recursos

Foto: Tonico Alvares/CMPA
Foto: Tonico Alvares/CMPA (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na tarde desta quarta-feira, o Plenário da Câmara deverá votar o Projeto de Lei Complementar do Executivo 005/17, que prevê a extinção de 22 secretarias, reduzindo de 37 para 15 o número de órgãos municipais. Conforme o Vereador André Carús (PMDB), há um consenso na sociedade no sentido de se reduzir a máquina e de enxugar os gastos públicos, a fim de que estes investimentos sejam revertidos para áreas prioritárias. 

“Entendemos, porém, que o projeto original do Executivo não contém um item fundamental, que é a transparência. Em função disso, vamos apresentar emenda para que o governo municipal comprove, em 2018, o montante dos recursos públicos economizados com as extinções”, afirma. Para Carús, esta é uma medida importante porque, além de o Executivo divulgar os valores economizados com a medida, deverá informar à população como e onde irá aplicar os recursos.

Carús explica ainda que nesta etapa do processo administrativo só cabe emenda de Plenário. “Nossa emenda será apresentada em conjunta com o Vereador Idenir Cecchim, líder da bancada PMDB.”