SAÚDE

Carús propõe ações para mais recursos na saúde, emergências menos lotadas e vacinação da Gripe A em Porto Alegre

Carús propõe ações para mais recursos na saúde, emergências menos lotadas e vacinação da Gripe A em Porto Alegre.
(Foto: Carolina Andriola/CMPA)
Carús propõe ações para mais recursos na saúde, emergências menos lotadas e vacinação da Gripe A em Porto Alegre. (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

O Vereador André Carús (PMDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre propôs hoje ao Secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, três ações que podem contribuir para qualificar a promoção e atendimento em saúde na cidade: realização de campanha para conscientizar os cidadãos sobre a importância da atenção primária na saúde, estimulando a confiança dos mesmos nos serviços das Unidades Básicas de Saúde que somam 141 na Capital. 

Conforme Carús, esta seria uma medida importante para reduzir a lotação das emergências nos hospitais que estão quase sempre lotadas ou com atendimento restrito. 

Carús propôs ainda uma rede de articulação formada entre os poderes Executivo e Legislativo municipais a fim de buscar recursos federais para a saúde, junto à bancada gaúcha, formada por Senadores e Deputados Federais do RS. Será solicitada para os próximos dias, reunião dos vereadores que integram a COSMAM e a Secretaria Municipal de Saúde com os parlamentares. 

Por fim, tendo por base movimento já realizado pelos governos estadual e municipal, a Comissão irá reforçar solicitação ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que se antecipe em Porto Alegre a campanha de vacinação da Influenza H1N1 (Gripe A). A previsão é de que a campanha inicie em abril, entretanto as autoridades em saúde pública locais entendem que pela proximidade com o outono e inverno as vacinas devem ocorrer já no mês de março.

As propostas foram encaminhadas em audiência pública realizada pela COSMAM nesta terça-feira, 21/02, de apresentação do relatório quadrimestral da saúde em Porto Alegre, na Câmara Municipal.