INCLUSÃO SOCIAL

Carús protocola pedido de manutenção do Unipoa e Pré-Vestibular Municipal

Além de estudo técnico, orçamentário e financeiro, Vereador sugere instituição de contrapartida, redução de vagas e controle da evasão

Na tribuna: Vereador André Carús
Na tribuna: Vereador André Carús (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

O Vereador André Carús (PMDB) protocolou nesta quinta-feira, 20, Indicação à Prefeitura de Porto Alegre pela manutenção dos programas Unipoa e Pré-Vestibular Municipal. Os dois programas tiveram seu fim anunciado pelo Executivo. O objetivo de Carús é garantir que jovens de baixa renda tenham a oportunidade de acessar o ensino superior. 

O Vereador solicita a realização de estudo técnico, orçamentário e financeiro para que os respectivos programas sejam mantidos, adequados à realidade do Tesouro Municipal. Como sugestão aos benefícios, Carús destaca no documento a instituição de contrapartida pelos jovens, a redução das ofertas de vagas, até que as dificuldades nas finanças do município comecem a ser superadas, e o controle da evasão dos inscritos do Unipoa. “Os jovens beneficiados pelos programas poderiam realizar ações voluntárias em conjunto com o Poder Público. Além disso, conforme os resultados comecem a ser positivos no Tesouro do Município, as vagas poderiam ser ampliadas gradativamente”, defende.

Para Carús, estes programas integram política de inclusão social. "Gerar oportunidades de educação e qualificação para a juventude não pode ser considerado um gasto supérfluo pela atual administração da cidade. Apostar nos jovens é investir num futuro próspero e em novos talentos, que tanto precisamos. É preciso disputar esses jovens com o mundo das drogas, da criminalidade e desemprego. Por isso, estamos apelando ao governo municipal para que reveja as decisões anunciadas recentemente", destaca.