SAÚDE

Carús solicita nova reunião para tratar do Beneficência Portuguesa

Intenção é buscar unidade entre as esferas municipal, estadual e federal para resolver o problema

Visita ao hospital Beneficência. Na foto, à esquerda, a vereadora Fernanda Melchionna. À direita, o vereador André Carús. Ao centro, representantes do Sindicato dos Enfermeiros e do Sindisaúde.
Visita ao hospital Beneficência. Na foto, à esquerda, a vereadora Fernanda Melchionna. À direita, o vereador André Carús. Ao centro, representantes do Sindicato dos Enfermeiros e do Sindisaúde. (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
O vereador André Carús encaminhou ofício ao presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), vereador Cássio Trogildo, para a realização de nova reunião para tratar da situação do Hospital Beneficência Portuguesa. Em 2017, quando Carús presidiu a Cosmam, foram realizadas duas agendas sobre o tema: uma reunião ordinária e uma visita ao Hospital. 

Carús lembra que a Cosmam constatou a grave situação e o iminente fechamento da unidade de saúde por força de dívidas trabalhistas e problemas na gestão, com ocupação de leitos e procura por serviços muito abaixo do necessário para possibilitar a sustentabilidade financeira do Hospital. “Agora, ficamos sabendo pela imprensa, que haveria interesse do Governo Federal, através do Grupo Hospitalar Conceição, de assunção do espaço. Porém, havia a informação anterior de que a Ufrgs montaria um hospital escola no Beneficência. Precisamos saber, oficialmente, o que vai ocorrer. Os usuários são de Porto Alegre, majoritariamente, e a saúde foi municipalizada desde a década de 1990. Então, este tema não pode só ficar nas esferas federal e estadual. Precisamos de unidade e da união dos esforços para resolver o problema de forma conjunta.”

O vereador destaca ainda que o Beneficência Portuguesa está sob nova direção. “Desta forma, é necessário que este Legislativo Municipal se aproprie dos andamentos e possa auxiliar a Bancada Federal gaúcha nos esforços de manutenção e aumento na operação da unidade.” Para a reunião, Carús sugere que sejam convidados o Ministério da Saúde, GHC, representantes da Bancada Federal Gaúcha, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público e a Direção do Hospital Beneficência Portuguesa.