BRASÍLIA

Carús traz de Brasília projetos e possibilidade de recursos para Porto Alegre

Vereador participou na semana passada da Marcha Nacional dos Vereadores e Vereadoras e cumpriu agendas nos ministérios da Saúde e da Cidadania e na ONU Brasil

  • Oficial do Programa Economia e Desenvolvimento Sustentável da ONU Meio Ambiente,  Regina Cavini, recebe vereador André Carús e chefe de gabinete Leonardo Prates em Brasília
    Oficial do Programa Economia e Desenvolvimento Sustentável da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini, recebe vereador André Carús e chefe de gabinete Leonardo Prates em Brasília
  • Vereador André Carús trata de recursos para a reciclagem com Daniel Kieling e Augustinho Colussi, da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana, e com Valéria Ushida, da Secretaria Nacional da Economia Solidária, ambas vinculadas ao Ministério da Cidadania.
    Vereador André Carús trata de recursos para a reciclagem com Daniel Kieling e Augustinho Colussi, da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana, e com Valéria Ushida, da Secretaria Nacional da Economia Solidária, ambas vinculadas ao Ministério da Cidadania.

O vereador André Carús (MDB) esteve em Brasília entre quarta-feira e sexta-feira da última semana, durante a XVIII Marcha Nacional dos Vereadores e Vereadoras da União dos Vereadores do Brasil (UVB). Além da necessária discussão sobre a revisão do Pacto Federativo, cumpriu agendas nos ministérios da Saúde e da Cidadania e na ONU Brasil em busca de ações e recursos nas áreas da atenção básica em saúde, qualificação profissional, inclusão produtiva na reciclagem, educação ambiental, redução da poluição e qualidade do ar, inovação e sustentabilidade.

Qualificação 

Na manhã da última quinta-feira (25), Carús e o chefe de gabinete Leonardo Prates estiveram reunidos com Daniel Kieling e Agostinho Colussi, da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, e com o coordenador de Apoio à Gestão do Ministério da Economia, Erick Rafael. Conforme o vereador, recursos para a área da qualificação profissional serão liberados para a Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda e repassadas à Secretária do Desenvolvimento Social e Esporte.

Saúde

Na tarde de quinta-feira, Carús e Prates estiveram com o secretário Executivo Substituto e diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Erno Harzheim, para conhecer o projeto do Novo SUS. O projeto é focado na atenção primária e prevê investimentos para ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde do país. “Em maio, estará aberto o credenciamento para as Prefeituras buscarem os recursos e qualificar o atendimento à população. Por meio do nosso mandato e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (COSMAM) da Câmara Municipal, vamos acompanhar o projeto de Porto Alegre”, disse Carús.

Meio Ambiente

Na manhã de sexta-feira (26), Carús e Prates foram recebidos pela Oficial do Programa Economia e Desenvolvimento Sustentável da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini. “Iniciamos um plano de trabalho para garantir que Porto Alegre receba iniciativas, como o lançamento da campanha "Breath Life 2030 - Respire pela Vida", em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente”, destacou Carús. A campanha é organizada pela ONU, Organização Mundial da Saúde (OMS), Banco Mundial e Climate & Clean Air Coalition e o objetivo é promover a qualidade do ar como instrumento de qualidade de vida e saúde para a população. 

Carús destacou também que irá buscar parcerias com o Poder Público e setor privado para viabilizar o programa "Eco Inovação" da ONU, que avalia, certifica e premia ações criativas de produtos, serviços e projetos voltados para a inovação e tecnologia com foco na sustentabilidade. O vereador disse que tratou ainda sobre a plataforma de indicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “Pretendemos colocar em prática os ODS após a aprovação do projeto de lei de minha autoria, que cria o Plano Municipal de Educação Ambiental.”

 

Reciclagem

Após a ONU, Carús, Prates, Kieling e Colussi se reuniram com Valéria Ushida, da Secretaria Nacional da Economia Solidária, vinculada ao Ministério da Cidadania. Do encontro, saiu a possibilidade de encaminhamento de projetos para captação de recursos para a reciclagem e os catadores em Porto Alegre, a fim de qualificar a gestão, equipamentos e estrutura das Unidades de Triagem. “Nos próximos dias, faremos contato com as Cooperativas para agendamento de reunião e discussão do tema”, garantiu Carús.