Segurança

CCJ e Cedecondh sabatinam nome para a corregedoria da Guarda Municipal

"a contribuição deixada hoje à segurança de Porto Alegre é norteadora, visto que é na sabatina que se extrai as práticas pretendidas como elo da Guarda com a sociedade", salienta o vereador Mendes Ribeiro

Sabatina é uma das exigências legais para o preenchimento do cargo

Uma das exigências legais para o preenchimento do cargo de corregedor da Guarda Municipal é a sabatina (artigo 7º da lei 9.970/16), momento em que um conjunto de vereadores questionam o indicado para averiguar se está apto ao cargo.

Nesta terça-feira, 23, o delegado aposentado Francisco Carlos de Oliveira Soares foi recebido em sessão conjunta das comissões permanentes de Constituição e Justiça (CCJ) e de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) para submeter seu nome a sabatina - que posteriormente será apresentado ao plenário.

Lembrando que é função da corregedoria a apreciação de denúncias de atuação irregular do quadro e, principalmente, das equipes operacionais, além de instauração de inquéritos contra estes, se for o caso; o vereador Mendes Ribeiro, presidente da CCJ e condutor do encontro, frisou que “a contribuição deixada hoje à segurança de Porto Alegre é norteadora, visto que é na sabatina que se extrai as práticas pretendidas como elo da Guarda com a sociedade”.

O delegado Francisco salientou que esperem dele total transparência. Ainda, sugeriu a realização de reuniões mensais, nas quais relatórios e indicadores poderão ser debatidos e comparados.

Estiveram presentes os vereadores Adeli Sell (PT), Cassiá Carpes (PP), Cláudio Janta (SD), Comandante Nádia (PMDB), Luciano Marcantônio (PTB), Marcelo Sgarbossa (PT) e Dr.Thiago Duarte (DEM).