Comissões

Cece constata falta de manutenção e de pessoal no Cecopam

O centro comunitário do Bairro Cavalhada existe há 45 anos e atende a comunidade da Zona Sul

  • Visita ao CECOPAM (Centro de Comunidade Parque Medepinho). Na foto, o vereador Tarciso Flecha Negra, o Professor Rogerio Oliveira Bohns, a vereadora Sofia Cavedon e os vereadores Reginaldo Pujol e Alvoni Medina.
    Tarciso, Sofia, Pujol e Alvoni conversaram com o professor Rogério (de camiseta) (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Visita ao CECOPAM (Centro de Comunidade Parque Medepinho). Professores relatam o mau estado do ginásio de esportes.
    O ginásio de esportes não recebe manutenção há mais de dois anos (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A falta de manutenção e de servidores foi o principal problema detectado pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, em visita nesta terça-feira (17/10) ao Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam). O local, que fica no Bairro Cavalhada, Zona Sul, existe há 45 anos e oferece atividades nas áreas de esporte, recreação e lazer durante todo o ano de forma gratuita e para todos.

Segundo o professor Rogério Oliveira Bohns, alguns desses serviços são oferecidos somente em determinadas épocas do ano. Na alta temporada, há atividades de natação para todas as idades e horários para treinamento individual; hidroginástica, principalmente para iniciantes e pessoas que necessitem realizar exercícios moderados, além de banho comunitário, para toda a família. Há ainda aulas de alongamento, caminhada orientada, capoeira, escolinhas esportivas, ioga, ginástica para a terceira idade, vôlei e futsal.

 As atividades realizadas no Cecopam, porém, "estão perdendo espaço para o abandono e o descaso”, conforme o professor. O ginásio está com o telhado cheio de goteiras, o piso tem diversas irregularidades e os vestiários estão desativados. Além disso, a piscina e o campo de futebol estão sem manutenção, fazendo com que, por exemplo, o grupo de idosos que realizava atividades fosse relocado para outra região. “Trabalhamos com um efetivo pequeno de funcionários e, mesmo assim, conseguimos trazer a população, principalmente, crianças e adolescentes que estavam ociosos e à mercê da criminalidade e da violência, para a realização de atividades que os motivam e os direcionam para a uma perspectiva melhor", disse. "Por isso precisamos que o Executivo faça sua parte na conservação desse precioso espaço.”

Atualmente o Cecopam conta com cinco professores, três estagiários e um funcionário que realiza a limpeza de todo o local. As atividades esportivas são realizadas nos três turnos, de segunda a sexta-feira, atendendo a toda a comunidade da Zona Sul e Extremo Sul da Capital. O professor Rogério Bohns, por exemplo, atende a cerca de 100 jovens. “Temos toda disposição para continuar com as aulas aqui no local, mas, se continuarmos nessas condições de estrutura precária, vamos acabar fechando”, alertou.

O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), presidente da Cece, destacou que a situação do Cecopam tem que mudar. Ele prometeu que levará a demanda à Secretaria Municipal de Educação (Smed) e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que cuida do esporte e do lazer, para cobrar soluções para a manutenção do Cecopam. “Esta comissão tem por objetivo percorrer os espaços comprometidos em oferecer o esporte e a educação como ferramenta de inclusão, e vemos que muitos locais públicos não estão tendo a manutenção devida. Por isso, vamos buscar esses direitos junto à Prefeitura”, disse. Também participaram da visita os vereadores Reginaldo Pujol (DEM) e Alvoni Medina (PRB) e a vereadora Sofia Cavedon (PT).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)