Comissão

Cece debate fechamento de EMEIs Pica-Pau Amarelo e Unidos da Paineira

  • Reunião sobre combate à violência nas escolas e fechamento das EMEIs: Unidos da Paineira e Pica-Pau Amarelo.
    Prédio da escola Unidos da Paineira, no Bairro Partenon, está interditado desde 2010 por colocar em risco a segurança dos 32 alunos matriculados (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • CECE recebe a equipe Lobóticos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, no bairro Lomba do Pinheiro, vencedora do mundial de robótica Robocup Montreal 2018.
    Cece também recebeu alunos da Emef Heitor Villa Lobos premiados no Campeonato Mundial de Robótica ocorrido em Montreal (Canadá) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre debateu na tarde desta terça-feira (20/11) o fechamento das EMEIs Unidos da Paineira e Jardim da Praça Pica-Pau Amarelo. O tema foi pauta da reunião em função do anúncio, feito em 2017, por parte do governo municipal de que pretende extinguir o turno integral e maternal da escola Pica-Pau Amarelo e fechamento da Unidos da Paineira.

De acordo com a prefeitura, a escola Pica-Pau Amarelo, localizada na Praça General Osório, no Centro Histórico, deverá perder 25 vagas por inadequação de um espaço anexo em prédio alugado próximo à escola, que estava sendo destinado ao turno integral e ao maternal.

De acordo com a representante do Conselho Municipal da Educação, Isabel Letícia Medeiros, o Órgão acompanha com muita preocupação a redução das vagas na escola. “Significa uma grande perda para a comunidade”, disse a professora alertando que a escola é a única de ensino de educação infantil de turno integral no Bairro. 

Cleusa Coelho, representante da Associação Comunitária do Centro Histórico, considerou que o anúncio do fechamento, feito em 2017, surpreendeu a todos. “Fomos buscar alternativas para tentar solucionar o problema e sugerimos ao governo várias opções, inclusive parceria com escolas estaduais localizadas no bairro”, disse Cleusa, alertando que, das cem crianças atualmente matriculadas, 25 serão afetadas diretamente. “Existe uma demanda que atende não só os moradores do Centro Histórico, mas também os que vêm para trabalhar no Bairro e deixam as crianças na escola.”

De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Naves de Brito, a escola deixará de ocupar o prédio alugado na Rua Fernando Machado, anexo à escola, pois o mesmo acabou não funcionando conforme o esperado. “Foi instalado em 2015 de forma ilegal e hoje estamos respondendo por isso”, enfatizou o secretário, ressaltando que haverá, no entanto, uma transição dos alunos que serão desalojados. “Os alunos matriculados entre as turmas de maternal e Jardim A e B progridem para o ano seguinte e estão garantidos”, informou Brito. Ele enfatizou que a demanda por novas inscrições, no entanto, como maternal e turno integral, é que irão definir quantas vagas deverão ser abertas em outro local. 

Quanto à Unidos da Paineira, localizada no Bairro Partenon, o local está interditado desde 2010 porque um exemplar da paineira que dá nome à escola compromete a estrutura do prédio, colocando em risco a segurança dos 32 alunos matriculados. Existe atualmente uma discussão na Justiça entre o dono do terreno e a prefeitura. De acordo com o secretário, a Justiça determinou que o proprietário do terreno remova a árvore. “Existe uma decisão judicial, mas não podemos simplesmente entrar no terreno e removê-la”, alegou o secretário, ressaltando também que o dono do terreno não foi encontrado para ser citado. O secretário disse ainda que, após a remoção do vegetal, o prédio deverá passar por reformas. “A nossa intenção é que fique pronto em 2020.” Devido a este fato, os alunos foram removidos para um prédio próximo à sede da escola, que deverá ser devolvido ao dono. “Estamos com o aluguel atrasado, que será pago com termo aditivo”, informou Brito.

A reunião foi presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM) e contou ainda com a presença dos vereadores Cassiá Carpes (PP), Sofia Cavedon (PT), Cláudio Conceição (DEM), Professor Alex Fraga (PSOL) e Alvoni Medina (PRB).

Robótica

O encontro registrou ainda a participação de cinco alunos da equipe de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, na Vila Mapa, bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, que ganhou o prêmio de melhor apresentação no Campeonato Mundial de Robótica, em Montreal, no Canadá.  Os cinco alunos, coordenados pela professora Cristiane Pelisolli Cabral, representaram o Brasil na Robocup 2018, onde, em um palco, dois alunos têm de dançar com robôs. 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:EMEIUnidos da PaineiraPica-Pau Amarelo