Comissões

Cece participa de lançamento da Frente Cete Vivo

Iniciativa da Assembleia tem o apoio dos vereadores, também preocupados com a situação do Centro de Treinamento

  • Comissão participa do ato de lançamento da Frente Parlamentar CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), da Assembléia Legislativa do RS. NA foto, vereador Tarciso Flecha Negra ao microfone
    Tarciso Flecha Negra, presidente da Cece, saudou a iniciativa (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Comissão participa do ato de lançamento da Frente Parlamentar CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), da Assembléia Legislativa do RS. Na foto, vereador Cassiá Carpes ao microfone
    Esportistas do Cete foram destacados pelo vereador Cassiá Carpes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Comissão de Esportes, Cultura e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre participou, na tarde desta terça-feira (5/6), da instalação da Frente Parlamentar Cete Vivo, da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), que propôs a Frente, o governo estadual desistiu de transferir a Academia do Corpo de Bombeiros para o terreno do Centro Estadual de Treinamento Esportivo, na última segunda-feira (4/5), mas outras demandas ligadas ao Cete - como a manutenção do centro, sua pista, banheiros e equipamentos esportivos - continuam e serão tratadas pelos deputados.

“Agora precisamos de melhorias, investimentos em manutenção e ampliação das condições para receber os frequentadores”, afirmou Antunes. Ao agradecer ao promotor de Justiça de Habitação e Ordem Urbanística Cláudio Ari Melo pela sua colaboração com a causa, o deputado o convidou para apadrinhar o Cete no Ministério Público. Agradeceu, também, pela sensibilidade do governador José Ivo Sartori de cancelar a ida dos Bombeiros para o espaço do Cete. “A Frente tem a meta de preservar quem nos preserva, que é o Cete”, concluiu.

O vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), presidente da Cece, disse que a Frente é o resultado da união entre diversos poderes em prol de algo bom. Para ele, um país de primeiro mundo deve ter educação e esporte. “Não é bandeira de ninguém, é uma bandeira do Brasil”, afirmou.

Cassiá Carpes (PP) direcionou sua fala aos esportistas do Cete presentes à solenidade. “Estamos lutando por vocês, mas o valor do Cete são vocês que sabem, através da necessidade de se praticar esportes.”

“Essa frente inicia o seu trabalho em um momento crucial para o debate sobre a ocupação do espaço do Cete”, afirmou o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT). Segundo ele, a construção de prédio para a Academia de Corpo de Bombeiros no Cete iria subtrair espaço de lazer e práticas esportivas da população, principalmente das crianças. Para ele, a Frente vem somar forças para a definição da função cultural e esportiva do Cete para a cidade, assim como o seu papel estratégico.

José Paulo Barros, presidente da Associação de Moradores do Menino Deus, agradeceu a todos os envolvidos na montagem da Frente, lembrando que se deve seguir batalhando mesmo já se tendo uma primeira conquista. Segundo ele, uma das reivindicações é o tombamento do Cete.

Mestre Itagiba, representante da Associação das Federações Esportivas do RS (Afers) e professor de Hapkido no Cete, solicitou a construção de uma Casa das Federações, já que a antiga está desativada, o que faz com que as federações utilizem atualmente um espaço reduzido no ginásio.

Ao final do evento, ficou marcada a primeira reunião de trabalho da Frente Cete Vivo, a ser realizada na próxima semana. Seu objetivo é definir prioridades e elencar as próximas ações a serem feitas. Participaram da instalação também os vereadores Alvoni Medina (PRB) e Reginaldo Pujol (DEM), o promotor Cláudio Ari Melo e o deputado estadual Frederico Westphalen (PP).

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)