Plenária do Estudante

Ciclovia e metrô são defendidos por alunos da Anísio Teixeira

Visita ao 18º Salão de Artes Plásticas foi uma das atividades dos estudante Foto: tonico alvares
Visita ao 18º Salão de Artes Plásticas foi uma das atividades dos estudante Foto: tonico alvares

Construção de ciclovias e metrô, reforço da segurança, criação de espaços de lazer e teatro e cinema gratuitos foram algumas das propostas apresentadas por alunos da Escola Municipal Anísio Teixeira (Bairro Aberta dos Morros) que participaram da Sessão Plenária do Estudante nesta quarta-feira (17/9), no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade, organizada pelo Memorial da Casa, conjugou a simulação de uma sessão legislativa e visita ao 18º Salão de Artes Plásticas.

A defesa das ciclovias e do metrô foi feita pelo grupo de Andressa Cardoso, 17 anos. "As ciclovias melhorariam o meio ambiente e evitariam acidentes, e o metrô desafogaria o trânsito", disse. O grupo de Samara Soares, 16 anos, propôs que, uma vez por mês, teatros e cinemas ofereçam entrada franca para pessoas de baixa renda. Jéssica Almeida, 14 anos, e mais nove colegas pediram guardas na frente e à volta das escolas."Há muitos assaltos, estupros, tráfico e mortes", lamentou. Claiton Postal, 13 anos, e seu grupo sugeriram o uso de terrenos baldios como espaços de lazer. "No extremo sul da cidade, as crianças brincam nas ruas", contou. No total, os estudantes elaboraram 11 projetos para as áreas de meio ambiente, transportes, segurança, emprego, cultura, saúde, esporte e lazer.

Podem participar da Plenária do Estudante alunos de 7ª e 8ª série e do Ensino Médio. O agendamento é gratuito e deve ser feito no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), pelos telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)