Cultura

Cine Câmara em dose dupla nesta sexta-feira

Documentários abordam catadores de lixo e medicina alternativa

Cine Câmara
Documentário mostra luta de catadores para manter atividade

A sessão do projeto Cine Câmara, da TV Câmara de Porto Alegre, desta sexta-feira (20/7), será em dose dupla. As atrações serão os documentários Catadores de Sonhos e O Saber que a Gente Sabe – Diálogos entre Conhecimentos Tradicionais e Científicos na Amazônia, ambos em curta-metragem e selecionados pelo Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística (Fumproarte) da capital gaúcha.

Catadores de Sonhos

No segundo maior lixão a céu aberto do Brasil, um grupo de catadores decide enfrentar a decisão do governo de fechar os lixões do país. Os catadores do Aurá, na cidade paraense de Ananindeua, fazem um dramático protesto de 24 horas. O documentário do diretor Homero Flávio Fortunato, hoje radicado em Brasília, registra a luta desses catadores, protagonistas de um momento histórico que mudou a agenda da política nacional de resíduos sólidos no país. O lugar foi fechado em 2015 pela Prefeitura Municipal, que assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual.

O Saber que a Gente Sabe

Lançado em 25 de março de 2006, durante a COP 8 da Convenção da Diversidade Biológica, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) realizado em Curitiba, o documentário faz um apanhado de agentes de diversas áreas que têm em comum alguma relação com plantas medicinais, seja como estudo, religião e cura. Foram introduzidos benzedeiras, pais de santo, curadores, cientistas, lideranças indígenas e outros. O curta questiona e traz para o debate diferenciados temas, tais como a automedicação, a biopirataria, a patente, o monopólio da indústria farmacêutica sobre as pesquisas dos remédios naturais e, em consequência, as doenças relacionadas, o direito coletivo das populações tradicionais sobre o conhecimento da medicina natural, bem como a autonomia destas, no caso, dos indígenas, sobre a divulgação ou não dos saberes. A direção da obra fica a cargo de Andréa Borghi M. Jacinto, Cristiane Derani e Homero Flávio.

O Cine Câmara é exibido todas as sextas-feiras, a partir das 21 horas, com reprises aos domingos às 13h30min e às segundas-feiras às 20 horas, pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto). Também é possível assistir ao programa pela Internet, no site oficial da Câmara Municipal de Porto Alegre (www.camarapoa.rs.gov.br), clicando aqui.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)