TV Câmara

Cine Câmara reprisa nesta sexta-feira documentário sobre cultura africana

Cine Câmara: A Tradição do Bará no Mercado Público. Foto: Reprodução
Documentário entrevista líderes de religiões de matriz africana sobre o Bará do Mercado Público

Nesta sexta-feira (17/8) será exibida mais uma edição do Cine Câmara. Desta vez, será reprisado o documentário de 2007 A Tradição do Bará no Mercado Público, média-metragem realizado através de seleção do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística (Fumproarte) da capital gaúcha.

Conforme reza a tradição, no centro do Mercado Público de Porto Alegre, no meio da encruzilhada que o funda, está assentado o orixá Bará, entidade responsável pela abertura dos caminhos e pela fartura. Os entrevistados são Adãozinho do Bará, Mãe Norinha de Oxalá, mestre Borel, Mãe Maria de Oxum, Mãe Angélica de Oxum, Pai Nilson de Oxum e Baba Diba de Yiemonja, que integram a CEDRAB – Congregação em Defesa das Religiões Afro-brasileiras – fundada em 2004 por Mãe Norinha de Oxalá, idealizadora do projeto.
 
A diretora do documentário é a antropóloga Ana Luiza Carvalho da Rocha, que coordena, junto com Cornelia Eckert, o banco de imagens e efeitos visuais vinculado ao programa de pós-graduação em antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), referência em antropologia visual no país por seu trabalho com memória coletiva.

O Cine Câmara, da TV Câmara de Porto Alegre, é exibido todas as sextas-feiras, a partir das 21 horas, com reprises aos domingos às 13h30min e às segundas-feiras às 20 horas, pelos canais 16 da NET e 61.4 (digital aberto). Também é possível assistir ao programa pela Internet, no site oficial da Câmara Municipal, (www.camarapoa.rs.gov.br), clicando aqui.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)