Presidência

Ciupoa divulga campanha de gestão coletiva da Capital

Presidente Valter Nagelstein recebe ex-secretário de governança local Cezar Busatto. Na foto, o presidente Valter Nagelstein.
Nagelstein recebeu Cézar Busatto, Otília Abreu e Tânia Pires (d) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Na tarde desta terça-feira (20/3), o presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (PMDB), recebeu representantes da ONG Centro de Inteligência Urbana de Porto Alegre – Ciupoa. O centro localiza-se no Morro da Cruz e pensa a cidade frente às mudanças climáticas. Tânia Pires, coordenadora da organização, Cézar Busatto, coordenador do projeto Cultura de Resiliência, e Otília Abreu, voluntária, trataram com o vereador de um movimento que estão organizando a fim de contribuir com a gestão coletiva da cidade.

A ação #eusouacidade será realizada no dia 26 de março, aniversário de Porto Alegre, em que pessoas da sociedade civil, ONGs, empresas e outros parceiros farão um “tuitaço" – disseminação de frases no Twitter - com a hashtag definida, contando e mostrando as boas ações que fazem em Porto Alegre. Segundo Tânia, o ato visa ampliar a participação institucional e social na construção da Porto Alegre que todos queremos.

Tânia contou, ainda, que a ação mira na Porto Alegre do ano 2022, quando a cidade completará 250 anos. O “tuitaço” dará início a um conjunto de ações positivas em relação à cidade. “O que eu estou fazendo para melhorar? Se eu sou a cidade, eu não posso reclamar”, disse a coordenadora. 

“A cidade é muito morta; temos que ver o que fazer, conversar com todo mundo”, comentou Cézar Busatto. Ele embrou, também, que a Câmara Municipal é a primeira a receber o convite para participar da ação e a divulgá-la. “A Câmara representa a cidade inteira”, destacou.

Valter Nagelstein demonstrou apoio à causa, disponibilizando os meios de comunicação e redes sociais da Câmara para auxiliar na sua divulgação. Trouxe à conversa, também, ações propostas e organizadas por ele para mudanças no Legislativo. Dentre elas, destacou o projeto que visa eliminar o uso de copos plásticos e folhas de papel na Câmara, assim como a construção de um centro de convivência, um vestiário, um refeitório para os funcionários terceirizados e a construção de um novo CTG.

Contou, ainda, sobre projetos futuros, como o Seminário Construção da Cidade Segura, um evento para falar sobre o transporte aquaviário na Capital e a apresentação de ópera-rock, como chamou, intitulada Revolução Farroupilha: uma história de sangue e metal.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)