Artes Visuais

Coletiva de esculturas celebra o Outubro Rosa

Uma exposição na Câmara da Capital reúne 28 trabalhos de 10 artistas, entre eles Itamor Rodrigues

  • Exposição de esculturas do projeto AMIGOS DO PEITO, localizada no térreo, reúne obras de vários artistas. Coordenação de Itamor Rodrigues.
    Os trabalhos estão expostos na Galeria Clébio Sória (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Exposição de esculturas do projeto AMIGOS DO PEITO, localizada no térreo, reúne obras de vários artistas. Coordenação de Itamor Rodrigues.
    Uma das peças criadas em resina por Itamor Rodrigues (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Para marcar a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, está montada, na Galeria Clébio Sória, no térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre, a exposição coletiva de esculturas Prevenção é a Melhor Amiga do Peito. São 28 obras elaboradas em diversas técnicas (como terracota, bronze, madeira balsa, resina e sucata), de 10 artistas, coordenados por Itamor Rodrigues.

Itamor afirma que a mostra é resultado de “uma profunda ocupação com a saúde da pessoa e, de maneira muito especial, com a saúde da mulher, um ser maravilhoso que une, de forma sábia, força, sensibilidade e beleza”. O objetivo da coletiva, segundo ele, é alertar a mulher para a importância da prevenção ao câncer de mama e para a relevância dos exames avaliativos.

Natural de Porto Alegre, Itamor defende que a arte pode promover o social e, assim, ele dedica parte da renda arrecadada com a venda de suas obras para projetos que beneficiem comunidades carentes, entre eles o projeto Amigos do Peito, de prevenção ao câncer de mama. O artista também fundou o Instituto Itamor Rodrigues, de arte, cultura e esportes, que tem a missão de oferecer um espaço que contribua com o desenvolvimento integral das pessoas.

Além de Itamor, participam da exposição os seguintes artistas: Charles Santos de Lima, Cristiano Moura Loureiro, Janaína Terra, Maria de Fátima, Marlene Jacques, Newton Vaz Coelho, Ralf Heimig, Sandra Garrastazu e Wilson Loureiro. Todos apresentam esculturas, com exceção de Janaína, que expõe uma pintura.

Visitação

Com apoio do gabinete do vereador Márcio Bins Ely (PDT) e da Seção de Memorial da Câmara, a exposição pode ser visitada até 13 de outubro (com exceção do feriado do dia 12). O horário é das 8 às 18 horas. Entrada gratuita. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255. Informações: (51) 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)