Sessão Solene

Collares recebe o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

O ex-governador disse que sempre teve "enorme fé, convicção e emoção" pelas ideias que defende

  • Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao ex-governador Alceu Collares
    Alceu Collares agradeceu a homenagem proposta pelo vereador Dr. Goulart (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao ex-governador Alceu Collares
    Amigos, familiares e admiradores de Collares marcaram presença na solene (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

“Achei muito digno aos 89 anos receber essa festa”, disse, emocionado, Alceu de Deus Collares ao ser aplaudido em pé por dezenas de familiares e amigos que compareceram ao Plenário Ana Terra para ver o político do PDT receber o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre na noite desta sexta-feira (23/9). O proponente da condecoração, vereador Dr. Goulart (PTB), disse que o ex-prefeito e ex-governador é um daqueles “homens que agem e devem ser reconhecidos por suas ações”.

Goulart contou que Collares teve que parar de estudar para ajudar na renda familiar aos 12 anos, tornou-se carteiro aos 16 anos, quando retornou à escola, e telegrafista concursado, mudando-se para Porto Alegre para formar-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). “Por sua inteligência, oratória e defesa dos trabalhadores, ele se tornou o primeiro vereador negro, em seguida, o primeiro prefeito e governador negro desse Estado”, afirmou. Segundo Dr. Goulart, o homenageado sempre defendeu a educação e realizou um grande trabalho durante os mais de 50 anos de vida política. “Obrigado por representar a coragem do povo gaúcho”, saudou.

Muito emocionado, Collares confidenciou que “nunca poderia imaginar que um filho de pai negro e de mãe índígena conquistasse tudo o que ele conquistou. “Com exceção de dois ou três episódios difíceis, minha vida sempre foi leve, bela e fraterna”, garantiu. O político também comentou sobre a sua amizade com Leonel Brizola, que era muito profunda e "entre dois seres humanos que tinham muitas crenças, aspirações e sonhos". “Eu sempre tive e tenho enorme fé, convicção e emoção pelas ideias que defendo. Nunca tive nenhuma dúvida sobre o trabalhismo”, enfatizou Collares, que encerrou seu discurso recitando um poema escrito por ele há mais de 40 anos e que foi repetido pelo público presente no Plenário. “Faz a tua revolução, o voto é tua única arma, põe o teu voto na mão”, diz um dos versos.

Entre os presentes na solene, estiveram o vereador Delegado Cleiton (PDT), que presidiu a sessão; o vereador Marcio Bins Ely (PDT); a ex-vereadora e ex-secretária Neuza Canabarro, esposa de Collares; o secretário estadual da Educação, Luiz Antonio Alcoba; o procurador de Justiça Carlos Eduardo Vieira da Cunha; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, jornalista João Batista de Mello Filho; e o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Bastos.

Trajetória

Alceu de Deus Collares nasceu na cidade de Bagé e possui  o diploma de Direito concedido pela Ufrgs em 1960. Quatro anos após, iniciou a trajetória política assumindo como vereador no Legislativo de Porto Alegre e auxiliando na criação de leis que regulamentaram os loteamentos populares e proibiram o uso do lixo para alimentar os animais.

Collares permaneceu no cargo até 1970 quando deixou a Câmara Municipal para ingressar na Câmara dos Deputados para exercer três mandatos consecutivos como deputado federal: em 1970 pelo partido de oposição ao regime militar, o MDB; em 1974 com o maior número de votos entre os parlamentares eleitos; e em 1978. Recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre em 1980 como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado na vida política.

Em seguida ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT), comandando a prefeitura da capital gaúcha de 1986 a 1988 sendo responsável pela criação dos Centros Integrados de Educação Municipal (Ciems) especiais e profissionalizantes, da Casa da Criança, do Albergue da Criança, da Escola de Aplicação, do projeto Nenhum Adulto Analfabeto, da informatização das secretarias do Município, do Ginásio de Esportes Tesourinha, do Fundo de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Cultura.

Em 1990, Collares foi eleito governador do Estado com 61,70% dos votos e despediu-se dos cargos políticos com seus dois últimos mandatos como deputado federal em 1998 e 2002.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)