MANDATO

Comandante Nádia participa de Frente em defesa da Secretaria Municipal do Esporte

Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação.
Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, ao Lazer e à Recreação. (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Formada em Educação Física pela Brigada Militar com a Escola de Educação Física da Universidade Federal do RS (UFRGS), a vereadora Comandante Nádia (PMDB) participou hoje (14) pela manhã da instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

“Estou apoiando esta iniciativa pela coerência de quem conta com 28 anos de serviços relevantes prestados à comunidade do Rio Grande do Sul como brigadiana, além de ser formada em educação física, e saber que o esporte contribui para a redução da criminalidade”, afirmou a vereadora.

Mais de 20 parlamentares assinaram o termo de adesão à Frente. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Regional de Educação Física e de representantes da UFRGS e da Unisinos, e tem como uma de suas bandeiras a não extinção da Secretaria Municipal do Esporte (SME), prevista dentro do plano de Reforma Administrativa do Município.

“Falar em esporte é falar em desenvolvimento integral, participação e segurança”, disse a Comandante Nádia. Ela explicou que, por meio do esporte, é desenvolvida a autoestima, a motricidade ampla, trabalha-se frustrações e cria-se meninos e meninas aptos a trabalhar em equipe e com ética na vida adulta. O quesito participação está relacionada à inclusão. “O esporte não discrimina, não faz distinção, ou seja, promove o verdadeiro pertencimento”, afirmou a Comandante Nádia”.

No que diz respeito à segurança, área que norteia o mandato da vereadora Comandante Nádia e é tão necessária para Porto Alegre e para o RS, o esporte é fundamental porque afasta as crianças do álcool, das drogas e da violência. “Por isso é importante manter a Secretaria do Esporte”, afirmou a vereadora. “Ela é necessária para o desenvolvimento das pessoas, pois o esporte socializa na derrota e na vitória. E nós queremos a vitória”.

Texto: Ana Cristina Rosa