MANDATO

Comandante Nádia (PMDB) participa de painel sobre mulheres na política

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) participou hoje (15) à tarde do evento Mulheres no Poder, promovido pela OAB-RS e pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-RS). Nádia integrou o primeiro painel do evento, que abordou o tema Mulheres na Política.  

“Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 52,13% dos eleitores aptos a votar nas eleições municipais do ano passado eram mulheres”, comentou a vereadora. “Apesar disso, a média de ocupação feminina dos cargos eletivos no Brasil é hoje de 14%, uma das mais baixas taxas do planeta”.

O Brasil ocupa a 115ª posição no ranking mundial de presença feminina no Parlamento dentre os 138 países segundo informações analisadas pelo Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI) com base no banco de dados primários do Banco Mundial (Bird) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A participação feminina na Câmara dos Deputados é de 9%. São apenas 45 deputadas em 513; no Senado, a situação é semelhante: são 11 mulheres de 81 senadores (13,6%).

Outro dado alarmante: Nas últimas eleições municipais de 2016, 18.244 candidatas não ganharam um voto sequer. Isso representa 12,5% de todas as mulheres inscritas para disputar a eleição. Em comparação, apenas 2,6% dos candidatos homens não tiveram votos, quase um quinto do patamar verificado com as mulheres.

Além da vereadora Comandante Nádia, o painel Mulheres na Política contou com as participações da senadora Ana Amélia Lemos, da deputada federal Yeda Crusius, da deputada estadual Manuela d´Ávila, das prefeitas de Pelotas e de Dois Irmãos, Paula Mascarenhas e Tânia Terezinha da Silva, respectivamente, da Diretora do Departamento de Política para as Mulheres da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos do RS, Salma Valêncio, e da Mestre em Gênero, Mídia e cultura da London School of Economics, Joanna Burigo, sob a coordenação de mesa da chefe de gabinete da Presidência do TRE-RS, Débora Vicente.

Texto: Ana Cristina Rosa