Violência Doméstica

Comandante Nádia (PMDB) propõe mutirão de cirurgias plásticas restauradoras para mulheres vítimas de violência doméstica

Cirurgião Marcelo Maino, João Vicente Reinelli Nedeff, chefe de gabinete da vereadora, secretário Erno Harzheim, e a vereadora Comandante Nádia (PMDB).
Cirurgião Marcelo Maino, João Vicente Reinelli Nedeff, chefe de gabinete da vereadora, secretário Erno Harzheim, e a vereadora Comandante Nádia (PMDB).

Eleita defendendo a pauta da segurança pública em geral, e as causas relacionadas às mulheres em situação de vulnerabilidade e violência em particular, a vereadora Comandante Nádia (PMDB) está articulando projeto de parceria entre a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional RS (SBCP-RS) e o Município de Porto Alegre para realizar um mutirão de cirurgias plásticas reparadoras em mulheres vítimas de violência doméstica.

No final da manhã de hoje (12), a vereadora reuniu-se com o vice-presidente da Sociedade, Marcelo Marafon Maino, e com o secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, para tratar do assunto. “Resgatar a autoestima das mulheres vítimas de violência é algo muito importante e precisa de maior atenção”, avalia Nádia. “Nesse sentido, o trabalho prestado pelos cirurgiões plásticos com certeza pode ser um grande aliado”.

O secretário reconheceu a importância da iniciativa da vereadora e afirmou que essa é uma parceria viável de ser executada. Nesse sentido, Harzheim providenciará um levantamento do número de mulheres que se enquadram na situação e podem ser atendidas no mutirão. “Se tudo correr bem como esperamos, o Mutirão poderá ser efetivado como política pública permanente”, observa a Comandante Nádia. “Um verdadeiro ganho não só para as mulheres mutiladas em situações de violência domésticas, mas também para suas famílias”.

Segurança nos Postos de Saúde

Durante o encontro, o secretário da Saúde também consultou a vereadora a respeito das ações possíveis de serem adotadas para garantir e aumentar a segurança nos postos de saúde da rede municipal, que terão o horário de atendimento ampliado até as 22 horas. “Além do deslocamento de policiais, sugeri investimento em iluminação e a criação de uma agenda recreativa e cultural que fomente a ocupação dos espaços públicos próximos aos postos”.

Texto: Ana Cristina Rosa