Sessão Solene

Comandante Nadia recebe Diploma de Honra ao Mérito da Câmara

  • Sessão Solene de outorga do diploma de Honra ao Mérito a Nádia Silveira Gerhard. Na foto, vereadores Valter Nagelstein, Mendes Ribeiro, a homenageada, e o vereador Idenir Cecchim
    Nagelstein, Mendes, Nádia e Cecchim na homenagem desta terça (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do diploma de Honra ao Mérito a Nádia Silveira Gerhard. Na tribuna, a homenageada
    Nádia dedicou a homenagem a todos os colegas policiais (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou nesta terça-feira (6/12) a entrega do Diploma de Honra ao Mérito para a comandante da Brigada Militar e vereadora eleita Nadia Rodrigues Silveira Gerhard, através de proposição do vereador Mendes Ribeiro (PMDB). De acordo com o proponente, a Comandante Nadia muito colaborou com a segurança pública do Rio Grande do Sul.

"Comandante Nadia prestou inúmeros serviços para a segurança, necessidade primordial para as pessoas conseguirem trabalhar, estudar e viver. A Patrulha Maria da Penha foi fundamental para combater a violência doméstica", disse Mendes Ribeiro. Segundo ele, a sua futura colega de bancada agora irá desempenhar um grande trabalho na Câmara Municipal. "Todo este magnífico trabalho será abrilhantado agora aqui na Câmara, novamente trabalhando pela segurança das pessoas", afirmou.

Comandante Nadia agradeceu a homenagem e se disse honrada com a homenagem realizada pela Câmara. "A mulher moderna participa de muitos setores e tem sido protagonista em muitas áreas. Fico lisonjeada em relembrar o trabalho que culminou com a implantação da patrulha Maria da Penha. Dedico essa homenagem para todos os policiais militares, policiais civis, entre tantos outros operadores da segurança pública, pois colocam em risco as suas vidas em prol da sociedade", falou a Comandante Nadia.

A homenageada

Natural de Porto Alegre, Nádia formou-se em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). Deu início à carreira ao ingressar, em 1989, no Curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar do Estado. Participou dos cursos de Balística Forense, na Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura, e de Instrutor de Educação Física, na Escola de Educação Física da BM e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e de treinamento básico para busca e localização de artefatos explosivos, no Batalhão de Operações Especiais.

No ano de 2007, foi promovida ao posto de major, sendo a primeira mulher no Rio Grande do Sul designada para comandar um Batalhão da BM no interior do Estado, o 40º BPM, sediado em Estrela. No ano de 2012, repetiu esse fato inédito, desempenhando a função na capital gaúcha. No posto de tenente-coronel, comandou, por quase três anos, o 19º BPM, com atuação em toda a Zona Leste de Porto Alegre. Foi coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, projeto ousado e pioneiro em âmbito nacional, em que, pela primeira vez na história, uma polícia militar tomou a iniciativa de agir no pós-delito, protegendo as mulheres vítimas de violência doméstica.

Texto: Jonathan Colla (Reg. Prof. 18352)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)