SEGURANÇA

Comandante Nádia reúne CDL e Sindilojas na CEDECONDH e anuncia que pretende disciplinar manifestações de rua na Capital

A comissão discutiu o reflexo das manifestações no comércio e nos bancos do centro da cidade.
A comissão discutiu o reflexo das manifestações no comércio e nos bancos do centro da cidade. (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

Por iniciativa da vereadora Comandante Nádia (PMDB), a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (CEDECONDH) realizou hoje (6) reunião extraordinária para debater os “Reflexos das Manifestações sobre o Comércio e os Bancos do Centro de Porto Alegre”. Em fevereiro, as lojas Gang e McDonald’s, e os bancos Bradesco e Caixa Econômica Federal foram depredados numa manifestação.

“Espero durante meu mandato trazer para a Câmara Municipal essa maioria silenciosa que está se sentindo prejudicada e não costuma procurar o Legislativo para reivindicar”, afirmou a vereadora na abertura da reunião. “Sempre fui favorável a manifestações, desde que ordeiras. Mas de 2014 para cá o que temos visto são pautas desordenadas e depredações de patrimônio, o que é inaceitável”. 

Os presidentes do Clube de Diretores Lojistas de Porto Alegre (CDL), Alcides Debus, e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, o Secretário do Conselho Municipal de Justiça e Segurança (Conjus), Gilmar Drago, e o representante da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC), Rodrigo Petter, participaram da reunião desta manhã. 

Proprietário da rede de lojas Rabusch, o presidente do CDL agradeceu o convite para a reunião e fez questão de lembrar que, na década de 1980, época em que trabalhava como bancário, as manifestações realizadas eram pacíficas e não havia depredação do patrimônio público ou privado. “Estamos num país democrático e sou favorável a manifestações, mas seria bom realizar movimentos civilizados e ordeiros”, afirmou Debus.

Nesse sentido, o presidente da CEDECONDH, vereador Marcelo Sgarbossa (PT), corroborou o direito à manifestação e ao mobiliário urbano. “Dois direitos não deveriam ser conflitantes”, disse. Além dele, o vereador Cassiá Carpes (PP), também participou da reunião.

No entendimento do presidente do Sindilojas, o País está caminhando para um rumo muito ruim. “Tenho a convicção de que se deve protestar, e acho que nós, brasileiros, devemos protestar muito mais, pois há muitas distorções. Mas é preciso haver respeito ao próximo”, observou Paulo Kruse. “O direito de um termina onde começa o direito de outro, e há pessoas que participam dessas manifestações só para destruir o patrimônio alheio”.      

Ao final da reunião, a vereadora Comandante Nádia assumiu o compromisso de, desde que haja viabilidade técnica e legal, apresentar proposta de Projeto de Lei para disciplinar as manifestações públicas realizadas em Porto Alegre. “Assumo aqui o compromisso de procurar soluções para disciplinar esta questão que interfere na vida de toda a população da nossa cidade ”, afirmou a vereadora. “Além disso, recentemente propus a criação da Frente Parlamentar da Segurança Pública e acredito que a questão das manifestações é uma pauta que deve ser debatida nesta Frente”.

Texto: Ana Cristina Rosa