AÇÃO SOCIAL

Comandante Nádia viabiliza caminhão da ADRA na Redenção

Vereadora Comandante Nádia preparando refeições no caminhão da ADRA.
Vereadora Comandante Nádia preparando refeições no caminhão da ADRA.

A vereadora Comandante Nádia (PMDB) participou no sábado (1) de ação voltada a treinar voluntários para agir em situações de calamidade pública e ajudar a população carente de Porto Alegre.

Para celebrar o Dia Mundial da Ação Social, que é comemorado em 2 de abril, a parlamentar viabilizou a instalação da Unidade Móvel da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA BRASIL) no Parque da Redenção. 

O caminhão da ADRA foi adaptado para ser usado em resposta a emergências nacionais, como inundações e vendavais; em março, foi utilizado para prestar auxílio aos desabrigados pelo temporal em São Francisco de Paula, na Serra gaúcha. Aqui na Redenção, ao longo do sábado voluntários da Capital foram treinados para saber como agir em caso de uma calamidade na cidade.

O treinamento envolve lições com socorristas, atividades como cozinhar e servir as refeições – café da manhã, almoço e janta – oferecidas pela ADRA, além de lavar e secar roupas dentro das máquinas disponíveis no caminhão. As refeições foram distribuídas para a população em situação de rua. O tempo necessário para a montagem e operação do caminhão da ADRA é de 30 minutos, sendo que o veículo tem capacidade para servir 15.000 refeições e limpar 40 toneladas de roupa por dia.

Texto: Ana Cristina Rosa